Próxima edição da Champions League reúne participações inéditas e retornos históricos
Por Redação BNews
Publicado em 21/05/2024, às 14h30A próxima edição da UEFA Champions League, na temporada 2024/25, contará com um novo formato. Neste, não existirá mais a tradicional fase de grupos da competição disputada com 32 clubes e sim a denominada fase de liga, com 36 times, nesta, haverá equipes com participações inéditas e retornos históricos.
Durante a temporada 2023/24, vários clubes de diferentes ligas da Europa surpreenderam ao realizarem campanhas históricas, conquistando uma vaga pela primeira vez na maior competição de clubes do mundo ou marcando seu retorno depois de muito tempo sem disputar a Champions League.
Foi assim com o Brest, na Ligue 1 (Campeonato Francês), Girona, na La Liga (Campeonato Espanhol), Bologna, na Série A (Campeonato Italiano), Stuttgart, na Bundesliga (Campeonato Alemão) e Aston Villa, na Premier League (Campeonato Inglês).
BREST - ESTREANTE NA CHAMPIONS LEAGUE
Na França, o modesto Brest fez história na temporada 2023/24 do Campeonato Francês. Até a última rodada, a equipe brigou diretamente com o Lille pela vaga direta restante da Champions League. A vitória por 3 a 0 diante do Toulouse foi a partida que sacramentou a classificação pela primeira vez na história na maior competição de clubes do mundo.
GIRONA - ESTREANTE NA CHAMPIONS LEAGUE
Pertencente ao Grupo City, o Girona, da Espanha, foi a grande sensação da La Liga nesta temporada. Com uma campanha histórica, faltando uma rodada para a competição, o clube já garantiu a 3ª posição na liga, ficando à frente de clubes como Atlético de Madrid e Athletic Bilbao, garantindo uma vaga direta na próxima Champions League, onde disputará o torneio pela primeira vez na história.
BOLOGNA - ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO NA CHAMPIONS FOI EM 1964/65
Na Itália, o Bologna, treinado pelo ítalo-brasileiro Thiago Motta, foi mais um clube a fazer história em uma das cinco grandes ligas europeias na temporada. Com um futebol vistoso, a equipe garantiu vaga direta na Champions League, estando dentro do 'G-5' da Série A e retornando à competição depois de incríveis 60 anos. A última vez que participou do torneio foi na temporada 1964/65.
STUTTGART - ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO NA CHAMPIONS FOI EM 2009/2010
Não há dúvidas que a grande surpresa no futebol alemão na temporada foi o Bayer Leverkusen, que conquistou de forma inédita o título da Bundesliga. Entretanto, como o assunto é vaga na Champions League, o Stuttgart é quem chama atenção. Na temporada passada, o clube quase foi rebaixado, e na temporada 2023/24, a equipe conquistou o vice-campeonato da Bundesliga, deixando o Bayern de Munique em terceiro, e garantiu vaga direta na Champions. A equipe alemã disputou a competição pela última vez na temporada 2009/10.
ASTON VILLA - ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO NA CHAMPIONS FOI EM 1982/23
Na Premier League, o Campeonato Inglês, foi o Aston Villa, que conta com o brasileiro Douglas Luiz, quem chamou a atenção ao garantir presença na Champions League depois de muito tempo longe do torneio. A equipe, comandada pelo técnico Unai Emery, terminou em 4º na competição, ficando à frente de clubes como Tottenham e Chelsea.
Reencontrando Léo Condé, Vitória visita o Ceará para desgarrar da zona do perigo no Brasileirão
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
Frente a frente com Renato Paiva, Bahia recebe o Botafogo para manter embalo no Brasileirão
Al-Hilal anuncia rescisão contratual com o técnico Jorge Jesus
Pepê sofre lesão e desfalca o Vitória contra o Ceará
Cruzeiro anuncia rescisão contratual com atacante Dudu