Movimento visa o fim do gramado sintético no Brasil
Por Redação Galaticos Online
Publicado em 18/02/2025, às 15h45Neymar, Gabriel Barbosa, Gerson e Lucas Moura estão entre os atletas que criaram o movimento “Futebol é natural, não sintético” e visam usar a grama natural em todos os estádios. As notas foram publicadas nesta terça-feira (18) e afetam estádios como Allianz Parque e Nilton Santos.
O texto demonstra preocupação com o rumo que vem seguindo o futebol brasileiro em relação aos gramados e ao espetáculo.
Veja na integra a nota publicada pelos jogadores:
"Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.
Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim.
Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste.
Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam.
FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!", afirmam os jogadores em comunicado
O regulamento é permissivo
O regulamento da CBF permite o uso da grama sintética e foi aprovado pelos clubes. O clube mandante é obrigado a liberar um treinamento no gramado no dia anterior a partida. A medida vale apenas para o Campeonato Brasileiro, porém outras competições como Copa do Brasil, não é obrigatório.
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Time abandona partida de futebol após árbitro se negar a checar lance no VAR; veja vídeo
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Próximo adversário do Vitória perde invencibilidade como mandante após 21 jogos
Ceni celebra bom desempenho do Bahia longe de Salvador: "Hoje somos mais duros fora de casa"