FBF anuncia clubes e define detalhes da 2ª Divisão do Baianão 2015
Por FBF
Publicado em 10/02/2015, às 20h51
Quase tudo pronto para a bola rolar em mais uma competição de futebol profissional na Bahia. Nesta terça-feira (10), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os clubes definiram os últimos detalhes para o início da 2ª Divisão do Baianão 2015.
A reunião do Conselho Técnico foi realizada na sede da entidade e contou com as presenças de presidentes e representantes das nove agremiações participantes. Disputarão o acesso à 1ª Divisão de 2016 o Atlético de Alagoinhas, Botafogo Fluminense de Feira, Flamengo de Guanambi, Jequié, Juazeiro, Ypiranga, Itabuna e o Grapiúna. Profissionais da imprensa esportiva também prestigiaram o evento.
Por lei, a fórmula de disputa desta edição será exatamente a mesma utilizada em 2014. Na primeira fase, que será disputada entre 19 de abril e 14 de junho, os nove clubes ficarão em um mesmo grupo, onde se enfrentarão em jogos apenas de ida, no sistema de pontos corridos.
Os dois melhores colocados conquistarão o acesso à 1ª Divisão de 2016 e avançarão para a Segunda Fase, a final. Na decisão, as duas equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta, nos dias 21 e 28 de junho.
Além do acesso e dos troféus de campeão e vice-campeão, os dois clubes finalistas garantirão vagas na Copa Governador do Estado 2015, que será disputada no segundo semestre. A copa valerá uma vaga na Copa do Brasil 2016 e outra na Série D do Brasileirão do mesmo ano. Já as duas piores colocadas terão que se submeter à disputa do Torneio Seletivo para voltar à 2ª Divisão no próximo ano.
Na oportunidade, também ficou definido o dia 10 de março como prazo final para a entrega dos laudos técnicos e apresentação dos estádios em condições necessárias para a prática do futebol. O mando de campo de cada clube será, obrigatoriamente, o estádio da sua cidade de origem.
A FBF não aceitará mudanças de mando de campo, salve em casos de punições perdas de mandos impostas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA). Por tanto, a agremiação que não apresentar até 10 de março os laudos aprovados e o estádio em boas condições será imediatamente excluída da disputa.
A diretoria da entidade ainda alertou os presentes, mais uma vez, sobre o cumprimento do regulamento de competições, CBJD e estatuto do torcedor, que determinam a obrigatoriedade de medidas como presença de ambulância com um médico e dois enfermeiros, médicos no banco de reservas e profissionais de comissão técnica inscritos no Conselho Regional de Educação Física (CREF).
Novidades - Ainda durante a reunião, o presidente Ednaldo Rodrigues anunciou novidades para as próximas edições do Estadual. Os sistemas de acesso e descenso sofrerão alterações.
Em 2016 e 2017, apenas um clube, o campeão do acesso, ascenderá à elite do Baianão, enquanto que dois clubes serão rebaixados da 1ª para a 2ª Divisão. Assim, a partir de 2018, o Baianão terá o número de dez participantes em cada divisão para atender rigorosamente o calendário do futebol brasileiro, que disponibiliza apenas 12 datas para os Estaduais da região Nordeste, que são conciliados com a Copa do Nordeste.
Além do presidente Ednaldo Rodrigues, representaram a FBF no encontro o atual vice-presidente assessor jurídico, Manfredo Lessa; o vice-presidente eleito e diretor de registros e transferências, Ricardo Lima e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim.
Já pelos clubes, estiveram presentes os presidentes de Atlético de Alagoinhas, Raimundo Queiroz; Botafogo, Adalberto Lopes; Flamengo de Guanambí, Washington Lucas; Fluminense, Gerinaldo Costa; Grapiúna, Álvaro Costa; Itabuna, Ricardo Xavier; Jequié, Juarez Almeida; Juazeiro, Antônio Barbosa e do Ypiranga, Emerson Ferreti. Também compareceram vice-presidentes e diretores das agremiações.
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
Técnico do Vasco detona jogador do clube: “Você gosta, eu não gosto”
Botafogo-PB x Flamengo tem maior renda da história do futebol nordestino
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Pepê sofre lesão e desfalca o Vitória contra o Ceará