Decisão do TJD-BA pode parar Campeonato Baiano 2014
Por Redação
Publicado em 22/11/2013, às 09h43O polêmico processo denominado de “mala preta” da 2ª divisão do Campeonato Baiano 2013 deve ter reflexos na 1ª divisão do estadual 2014. É que o auditor do TJD-BA, Dr. Luís Valnei Castro, encerrou o inquérito e defende a anulação do jogo entre Camaçari X Ipitanga, de acordo com o que estabelece o parágrafo único do artigo 243-A do CBJD. O processo foi encaminhado para a procuradoria do Tribunal, oportunidade em que o procurador Rafael Barreto se manifestará. Logo depois, os autos deverão seguir para julgamento por uma das comissões disciplinares.
Com a possibilidade de recurso para o Tribunal pleno aqui na Bahia e ainda no STJD –RJ, é bem possível que a situação se arraste até o final de janeiro do ano que vem, o que acarretaria em prejuízo para o Campeonato Baiano 2014, previsto para começar em 08 de janeiro.
O inquérito concluiu que houve infração ao CBJD por parte do Ipitanga, que promoveu um “cai cai” de jogadores em campo, oportunidade em que o árbitro Arilson Bispo da Anunciação foi obrigado a encerrar a partida aos 15 minutos do 2º tempo por falta de atletas. O resultado de 4 a 0 para o Camaçari classificou a Catuense para a fase semifinal da 2ª divisão pelo critério de saldo de gols. O Camaçari precisava de mais um gol para garantir sua vaga e disputar uma vaga para retornar a elite do futebol baiano.
Para o Dr. Luís Valnei, o inquérito não conseguiu elementos para punir a Catuense, pois não houve provas de sua participação num possível esquema para se beneficiar, o que determinou apenas o pedido de punição com multa e suspensão ao Ipitanga e os jogadores que caíram em campo. A anulação do jogo Ipitanga X Camaçari terá como consequência a realização de outra partida, porém não há mais nenhuma condição de ser realizada dentro do contexto atual. Os clubes sequer têm atletas contratados.
Diante do problema apresentado e dependendo da decisão do TJD-BA, o Campeonato Baiano de 2014 estaria ameaçado, já que não se sabe o desfecho do caso. Prejudicado, o Camaçari poderá ser incluido no certame, obrigando a disputa com 13 equipes. Por outro lado, o Itabuna, desclassificado contra a Catuense na fase semifinal, também poderia pleitear uma vaga.
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Time abandona partida de futebol após árbitro se negar a checar lance no VAR; veja vídeo
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Ceni celebra bom desempenho do Bahia longe de Salvador: "Hoje somos mais duros fora de casa"
Próximo adversário do Vitória perde invencibilidade como mandante após 21 jogos