Estaduais em todo o país começam com regulamentos "exóticos"
Por Agência Brasil
Publicado em 30/01/2016, às 13h07Neste fim semana, a maioria dos campeonatos estaduais se iniciam. Ao todo times de 14 estados entram em campo. No início dos estaduais, uma coisa chama tanta atenção quanto as próprias partidas: as complexas fórmulas de disputas das competições.
Enquanto no Campeonato Brasileiro (assim como em outros campeonatos nacionais) a fórmula de disputa é objetiva (todos jogam contra todos e quem fizer mais pontos é campeão), o regulamento dos estaduais variam de estado para estados. Para você entender melhor os regulamentos dos estaduais, o Portal EBC selecionou os cinco mais “criativos” para explicar como eles funcionam.
O regulamento do Campeonato Paraibano consegue juntar vários elementos bizarros dos estaduais. Com dez clubes, a Federação preferiu optar em distribuir os times em dois grupos de cinco. Com dez datas, o campeonato preferiu “cruzar” as chaves (times do A jogam contra do B). A regra pode fazer com que não têm as melhores campanhas passem para a segunda fase.
Além disso, a primeira fase classifica 60% dos times do campeonato, isso diminuiu a competitividade no início do campeonato. Para coroar o regulamento, a fase semifinal tem a fórmula “mata-vive” utilizada na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ou seja, o time de melhor campanha que estiver eliminado na segunda fase se classifica.
Com o número de times que têm, o Campeonato Paraibano poderia ter a primeira fase com os dez times jogando entre si com quatro se classificando para as semifinais. Depois disso, os times jogariam em ida e volta para decidir quem iria para a final.
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Time abandona partida de futebol após árbitro se negar a checar lance no VAR; veja vídeo
Técnico do Vasco detona jogador do clube: “Você gosta, eu não gosto”
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Próximo adversário do Vitória perde invencibilidade como mandante após 21 jogos