Por Tarso Duarte
Publicado em 14/08/2017, às 09h00A histórica subida a Juzeirense para a 3ª divisão d futebol brasileiro animou o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues. Em entrevista aos Galáticos nesta segunda-feira (14), o dirigente comemorou o acesso do clube de Juazeiro, destacando desdobramentos que o feito deve ter para a agremiação e até para o futebol baiano, que saiu se fortaleceu com a conquista segundo o cartola.
“É uma conquista que engrandece todo o futebol baiano. A Juazeirense a exemplo do que foi a Jacuipense em 2015 e outras equipes do estado que já tiveram boas atuações na Série D. Trabalhou muito e conseguiu o acesso, a gente sabia que a luta e o trabalho eram com esse objetivo”, comemorou Rodrigues, que explicou como o acesso influencia no futuro do clube e da FBF.
“Melhora o ranking do clube nacionalmente e até da federação, já que é levado em conta quantos clubes disputam cada uma das divisões do Campeonato Brasileiro”, disse.
Como ajuda da federação, Ednaldo explicou ainda que os baianos tiveram auxílio financeiro da entidade à medida que passavam de fase, com a finalidade motivar não só dirigentes, mas também atletas que tornaram o acesso possível.
“Tivemos planilha de ajuda a para os três times baianos a cada fase da competição. Uma motivação a mais até para os jogadores por méritos, como resultados arrancados jogando fora de casa”, falou, avisando que a esperança e ter ao menos mais um clube conseguindo subida para a Série C em 2018.
“No próximo ano vamos fazer de tudo para que esse sucesso se repita. Jacuipense, Fluminense de Feira e Conquista já estão garantidos na Série D de 2018, e nossa esperança é que mais uma vez tenha time baiano dentre aqueles que subirem”, declarou.
Apesar do acesso, Ednaldo ainda espera mais da Juazeirense nesta Série D. Para o cartola, o título na 4ª divisão é uma possibilidade, com a torcida podendo ter papel fundamental na disputa.
“A torcida da Juazeirense abraçou o clube, mas tem que ter um abraço mais forte, mais duradouro, agora que o clube está buscando o título da Série D. A possibilidade de título é real sim. Já participei de perto do trabalho na Juazeirense, eles estão muito unidos. Vi muito entusiasmo os jogadores, juntamente com a comissão técnica e direção”, revelou Ednaldo Rodrigues.
Confira outros trechos da entrevista:
Juazeirense como atual terceira força do estado
Eu entendo que o clube está bastante motivado e tem um elenco que vai se fortalecer. Como a Juazeirense vai ter um calendário maior já garantido em 2018, a formação do elenco precisa ser mais apurada e isso deve fazer com que o time seja forte nas próximas competições que disputar.
O planejamento tanto do clube quanto da Série B
Eu entendo que o clube está bastante motivado e tem um elenco que vai se fortalecer. Como a Juazeirense vai ter um calendário maior já garantido em 2018, a formação do elenco precisa ser mais apurada.
Reflexo do acesso na administração frente à FBF
Era um dos objetivos. Foi possível agora porque o futebol não é fácil. Houve persistência nesse trabalho. Tivemos participando de toda organização dos nossos filiados nessas disputas e o acesso é um grande feito para o futebol baiano.
Influência nos clubes
A gente procura sempre estar junto, mas as administrações dos clubes são independentes. A Federação não tem ingerência nos clubes. As agremiações precisam ter parcerias e construir relações de confiança para manter uma regularidade.
Mau-desempenho da dupla BaVi na Série A
Às vezes o trabalho e o planejamento é feito com muita propriedade, mas o futebol é difícil e o resultado não vem. O Brasileirão pra mim é a competição mais difícil do mundo. O lado financeiro a discrepância atrapalham muito para times que arrecadam muito menos que outros como os nossos, mas a gente espera que essa situação seja momentânea. Que tanto Bahia quanto Vitória passem a conseguir os resultados, principalmente jogando em casa.
A federação sofre junto. Qualquer dificuldade que os clubes tem com arbitragem, com STJD ou com regularizações de jogadores, tudo isso é alvo de trabalho diário em conjunto com os filiados.
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Time abandona partida de futebol após árbitro se negar a checar lance no VAR; veja vídeo
Técnico do Vasco detona jogador do clube: “Você gosta, eu não gosto”
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Próximo adversário do Vitória perde invencibilidade como mandante após 21 jogos