Sob olhares desconfiados, Mascote da Copa chega a Salvador
Por Yuri Barreto
Publicado em 24/09/2012, às 12h05Ao som dos tambores da Timbalada e embalado pelo gingado de capoeiristas baianos, chegou a Salvador, na manhã desta segunda-feira (24), a mascote da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O tatu-bola foi apresentado à população com um café da manhã no Farol da Barra.
O evento, realizado pela Coca-Cola, patrocinadora do Mundial, contou com a participação de autoridades como o secretário estadual da Copa na Bahia (Secopa), Ney Campello; o titular da Secretária de Planejamento, Tecnologia e Gestão de Salvador (Seplag), Oscimar Torres, que representou o prefeito João Henrique; o embaixador da Copa em Salvador, o ex-jogador Edilson entre outros.
Satisfeito com o que viu, Campello celebrou mais um evento de divulgação da competição na Capital baiana e fez elogios à mascote. "É sempre um sucesso, a mascote é um dos principais símbolos da Copa, atrai o interesse das crianças, da juventude. E o tatu-bola está muito bonito, tem um design gráfico muito bom", avaliou.
Já Torres foi além e afirmou que, com o evento, a Bahia entrou de vez no clima da Copa. "É muito importante essa mobilização. Digo que, a partir de hoje, passamos a respirar o clima da Copa do Mundo", destacou.
Ainda no local, Ney Campello e Oscimar deram início à votação dos nomes do tatu-bola. Em um painel eletrônico instalado ao lado do boneco, os secretários puderam escolher entre as três opções: Amijube, junção das palavras amizade e júbilo; Fuleco, mistura dos termos futebol e ecologia e Zuzeco, que junta a palavra azul à ecologia.
O titular da Secopa explicou como surgiram os possíveis nomes da mascote e revelou a sua preferência. "Os três nomes foram escolhidos pela própria FIFA e, para mim, o que mais se aproximou do Tatu e da Copa foi o Amijube". A população também pode fazer sua escolha através do portal mascot.fifa.com.
Porém, não foi só sob elogios que foi recebido o tatu-bola. A réplica inflável do animal, que mede sete metros de comprimento, dividiu a opinião dos curiosos que acompanharam a cerimônia.
Para o estudante Marcelo Batista, o boneco não é tão belo como ele esperava. "Pela televisão e internet, a figura do tatu parece ser muito mais bonita. Não gostei muito desse boneco, não me passou confiança. Parece que com um vento forte ou chuva ele vai balançar e desabar", criticou.
Já a turista paulista Márcia Menezes preferiu entrar no clima da festa e parabenizou a organização do evento. "Para nós que viemos de fora ficou muito interessante. Foi uma combinação perfeita lançamento do boneco com a capoeira e esse som percussivo. Gostei bastante e já escolho meu nome. O mais bonitinho foi o Zuzeco", disse aos risos.
Além de Marcelo e Márcia, toda a população poderá conferir a mascote participar da votação. A réplica do tatu-bola ficará instalada no Farol da Barra durante um mês para visitação pública. Em seguida, ela passará por mais dois pontos turísticos de Salvador que serão divulgados posteriormente.
Fotos: Paulo Macedo / Bocão News e Fabio Meneses / Secopa
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
Técnico do Vasco detona jogador do clube: “Você gosta, eu não gosto”
Pepê sofre lesão e desfalca o Vitória contra o Ceará
Botafogo-PB x Flamengo tem maior renda da história do futebol nordestino
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio