Atlético-PR tenta barrar reportagem e justiça determina liberdade de imprensa
Atlético-PR tenta barrar equipe de reportagem e justiça determina liberdade de imprensa
Por Redação Galáticos Online (@GalaticosOnline)
Publicado em 04/09/2014, às 12h46
Compartilhe
O Atlético-PR resolveu impedir a entrada de alguns profissionais de imprensa na partida do Furacão contra o América-RN, pela Copa do Brasil, mas acabou sendo obrigado a liberar o acesso para a equipe da Gazeta do Povo, por ordem da justiça.
Em um jogo que marcou a volta da torcida atleticana para a Arena da Baixada, após 1004 dias, a direção rubro-negra só concedeu credenciais para as televisões ESPN, Fox, Globo, Sportv e o site Globoesporte.com, que detêm os direitos de transmissão da competição, mas a Gazeta conseguiu uma liminar, e teve acesso garantido.
O trabalho dos profissionais da Gazeta chegou a ser prejudicado, por que o oficial de justiça só chegou ao local quando o duelo já estava nos 23 minutos do primeiro tempo.
Ao final da partida, a direção do Atlético-PR, além de não conseguir barrar os profissionais, ainda viu o rubro-negro ser eliminado por uma equipe que disputa a segunda divisão, restando ao Furacão apenas a disputa do Campeonato Brasileiro nesta temporada.
Confira parte da nota divulgada pela Gazeta:
O juiz Victor Schmidt Figueira dos Santos, da 6ª Vara Cível de Curitiba, baseou-se na Lei Pelé, na liberdade de comunicação (art. 220 da Constituição Federal) e na liberdade de expressão (art. 5° da Constituição) para conceder a liminar.
No documento, o juiz diz que o clube viola as leis mencionadas e que, dessa forma, "está a impedir, injustificadamente, o acesso das requerentes (Gazeta do Povo) ao seu estádio em que será realizada a partida de futebol". Ainda de acordo com o magistrado, a permissão de entrada para jornalistas de outros veículos da mídia "contraria o princípio da igualdade, expressamente elencado no art. 5° das CF (Constituição Federal)".
O magistrado ainda levou em conta a alegação dos advogados da Gazeta do Povo sobre a reincidência do Atlético em impedir a entrada das equipes de reportagem do jornal na cobertura dos jogos do clube na Arena da Baixada.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar navegando,
você concorda com essas condições.