Por Justiça Desportiva
Publicado em 26/09/2009, às 22h51Depois de recente punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por conta de incidentes ocorridos nas arquibancadas da Arena da Baixada, o Atlético/PR se livrou, ao menos momentaneamente, de ter que responder por um novo incidente em seu estádio. O árbitro Paulo César de Oliveira, que apitou a partida vencida pelo Furacão diante do Sport, relatou na súmula que houve a explosão de um artefato na arquibancada ocupada por torcedores do time paranaense. Mas a Procuradoria do STJD resolveu não denunciar o clube, já que o torcedor foi identificado e um boletim de ocorrência foi anexado à súmula.
Em julgamento neste ano, a Procuradoria também resolveu não denunciar o atacante argentino Ariel, do Coritiba, expulso no jogo contra o Flamengo, por entender que ele não cometeu infração alguma. Porém, no julgamento do volante Airton, do time carioca, os auditores da Quarta Comissão Disciplinar pediram a Procuradoria que denunciasse o atleta do time paranaense, deixando para que eles sim decidissem sobre o caso.
Na mesma partida, o técnico do Sport, Péricles Chamusca, foi expulso e será julgado na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD. Os auditores ainda podem entender que deve haver uma denúncia ao Atlético/PR, para que o clube seja julgado, podendo, obviamente, ser punido ou não.
Em caso de denúncia, o Furacão pode ter que responder “por não tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens”, como está descrito no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o que pode fazer o time perder de um a dez mandos de campo e pagar multa de até R$ 500 mil.
Punição anterior no STJD
No primeiro turno, o Atlético/PR já foi julgado por incidente parecido envolvendo bombas e torcida, no clássico contra o Coritiba. Na ocasião, o clube paranaense foi penalizado com perda de um mando de campo e teve que disputar a partida contra o Fluminense, em Londrina, mesmo depois tendo sido absolvido do recurso. Depois disso, na partida contra o Flamengo, já no segundo turno, um dos torcedores do time arremessou uma revista dentro de campo, o que rendeu nova denúncia ao clube. Porém, em julgamento realizado na última terça, o clube foi absolvido.
Peça chave no esquema tático de Ceni pode assinar pré-contrato com outra equipe; entenda
Quatro jogadores surgem como novidade no treino do Vitória
Pedro Sento Sé se posiciona sobre SAF do Vitória; confira
DE CASA NOVA! Joia do Vitória é anunciado por grande clube português; confira
Projeto da Fundação José Carvalho revela jovem talento do sub-17 do Vitória
Clube da Série A acerta a contratação de Willian Arão; saiba detalhes
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira