Canindé é liberado, mas Lusa ainda cumpre perda de cinco mandos de cam

Por Justiça Desportiva

Publicado em 25/09/2009, às 22h54

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Finalmente uma boa notícia para a Portuguesa no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na sessão da Quarta Comissão Disciplinar na tarde desta sexta-feira, dia 25 de setembro, ficou definido por unanimidade de votos que o Canindé está desinterditado, suspendendo assim a liminar que interditava o estádio. Assim, a Lusa pode cumprir outra punição imposta pelo tribunal: a perda de cinco mandos de campo em dois julgamentos realizados anteriormente. Dessa forma, caso essa pena seja mantida após os julgamentos do recurso da Lusa em segunda instância, o clube só mandará seus jogos no Canindé a partir do duelo contra a Campinense/PB, no dia 28 de novembro, pela última rodada da Série B.

Os auditores da Quarta Comissão decidiram que o clube deve cumprir todas as determinações da CBF após a vistoria realizada recentemente. Caso isso não ocorra, a Portuguesa pode ser denunciada novamente por infração ao artigo 211 (deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), artigo do qual foi absolvido nesta sexta.

A novela da interdição do estádio começou após a partida contra o Vila Nova, quando seguranças de um conselheiro do clube, chamado Toninho da Divena, invadiram armados o vestiário do time paulista para cobrar dos jogadores a derrota para o time goiano. Posteriormente, o conselheiro do clube foi suspenso por 120 dias pelo STJD.

O Canindé estava interditado desde o dia 28 de agosto e a Portuguesa já fez três jogos fora do seu estádio, todos em Barueri. O clube ainda tem que cumprir a punição de cinco perdas de mando de campo: duas por uma agressão de um torcedor ao atacante Robinho e um membro da comissão técnica do Vasco e três pela confusão diante do Vila Nova.

Longe de São Paulo, a Lusa enfrenta nesta sexta-feira o Brasiliense, tentando se manter com chances de voltar a Primeira Divisão. Hoje, o time é o sétimo colocado com 38 pontos, cinco a menos que o Ceará, último integrante do G-4 da Série B.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rafael Ribeiro / CBF

Divulgação / Santos

Célio Júnior / CBDU

Divulgação

Alexandre Vidal/Flamengo

Reprodução / Instagram

Reprodução

Victor Ferreira / EC VItória

Fernando Moreno/AGIF

Reprodução

Ver mais Notícias