Por Justiça Desportiva
Publicado em 21/08/2009, às 16h45O que já era de se esperar foi confirmado nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, pela secretária estadual de Esporte, Turismo e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins. Ao término do Campeonato Brasileiro, o Maracanã será fechado para receber as primeiras intervenções, visando a Copa do Mundo de 2014. O anúncio oficial foi feito durante o II Seminário de Cidades-Sedes, promovido pela Fifa num hotel da Barra da Tijuca.
Assim, os clubes cariocas, principalmente Flamengo e Fluminense, terão que procurar um outro estádio para jogar já a partir do Campeonato Carioca, cujo início está previsto para a segunda quinzena de janeiro. A secretária informou que o estádio não ficará totalmente fechado, mas recomendou que não seja marcada qualquer partida por motivo de segurança.
“Em dezembros teremos o início das intervenções no Maracanã, não o fechamento. Mas de qualquer forma não tem como trabalhar de forma prudente com os jogos acontecendo. O que é mais recomendável é que não se conte com o Maracanã. O ideal é que ele esteja totalmente livre e desimpedido para as obras serem iniciadas. É muito complicado ter jogos com os obras ocorrendo”, explicou Márcia Lins.
Assim, o Engenhão deverá ser o principal do futebol carioca em 2010, como já adiantou a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que neste Campeonato Brasileiro promoverá o primeiro clássico envolvendo o Flamengo no estádio. O Vasco seguirá mandando suas partidas em São Januário, enquanto que o estádio da Cidadania, em Volta Redonda, é uma outra opção.
O novo Maracanã está sendo preparado para receber a final da Copa do Mundo de 2014 e para isto não deverá ter sua capacidade muito alterada. Hoje, o estádio pode receber até 87 mil torcedores e a expectativa é que este número se mantenha para o Mundial. Serão gastos cerca de R$ 400 milhões na obra e a principal novidade será a cobertura para todos os expectadores.
No próximo dia 4 de setembro haverá uma nova audiência pública para encerrar todas as burocracias pendentes e assim o edital ficar pronto logo na sequência. A secretária Márcia Lins também informou que o Estado procura parceiros na iniciativa privada para as obras, oferecendo um prazo de concessão para exploração do estádio após a Copa.
Peça chave no esquema tático de Ceni pode assinar pré-contrato com outra equipe; entenda
Quatro jogadores surgem como novidade no treino do Vitória
Pedro Sento Sé se posiciona sobre SAF do Vitória; confira
DE CASA NOVA! Joia do Vitória é anunciado por grande clube português; confira
Projeto da Fundação José Carvalho revela jovem talento do sub-17 do Vitória
Clube da Série A acerta a contratação de Willian Arão; saiba detalhes
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira