Por Rafael Sena
Publicado em 20/08/2009, às 12h28As manifstações religiosas em agradecimento a gols e conquistas de títulos estão na mira da Fifa. Joseph Blatter, presidente da entidade, já estuda um meio de proibir exaltação pública da fé na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
O estopim para a decisão foi protagonizado pelos jogadores da Seleção Brasileira, que se reuniram e rezaram no centro do gramado após derrotar os EUA por 3 a 2 na final da Copa das Federações. O gesto foi bastante criticado por dirigentes internacionais do futebol. Blatter chegou a advertir os brasileiros.
Além das rezas, A Fifa deve proibir também o uso de camisetas alusivas a qualquer religião, utilizadas pelos jogadores tidos como 'atletas de Cristo'. Caso o veto seja confirmado, um dos censurados será o meia Kaká, evangélico que costuma levantar as mãos aos céus quando marca gols.
Presidente da Fundação João Paulo II, Eddio Constantini discorda da pretensão da Fifa e pede menos radicalismo. 'É um erro querer separar o futebol dos valores éticos que a fé cristã e a igreja católica defendem. Espero que eles reconsiderem a ideia', disse ao site Lancenet!.
Vitória conta com venda de Lucas Arcanjo e já planeja sucessor da posição
Vitória define futuro de Felipe Cardoso e decisão surpreende; saiba qual
Vitória adere à criação do Fair Play Financeiro nacional
Santos estuda negociar Thaciano após baixa performance no clube
Vitória faz 'troca-troca' com rival da Série A e acerta com primeiro reforço da segunda janela de 2025
Após saída de liderança, MVSAF se reorganiza e divulga nova estrutura organizacional
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira