Por Rafael Sena
Publicado em 19/08/2009, às 17h32Não foi como o planejado, mas o River Plate, do Uruguai, deu um importante passo rumo à próxima fase da Copa Sul-Americana graças a violência da torcida do Blooming, da Bolívia, adversário da primeira fase.
No última dia 11 de agosto, as duas equipes se enfrentavam pelo jogo de ida no estádio boliviano Ramón Aguilera. Aos 15 do segundo tempo, Henry Giménez abriu o placar para os uruguaios, e, em seguida, foi agredido por uma torcedor que invadiu o campo. O agressor ainda portava uma faca.
O árbitro atestou que não havia segurança no estádio e encerrou a partida, para a revolta geral dos torcedores locais, que passaram a atirar pedras e bombas ao gramado. Como punição ao Blooming, a Conmebol decretou vitória do River Plate por 3 a 0 e aplicou uma multa de US$ 10 mil ao clube boliviano.
O jogo de volta está previsto para o dia 28 de agosto, em Montevidéo. Para classificar-se, o Blooming vai precisar vencer por mais de três gols de diferença. Placar igual decide a partida nos pênaltis. Quem avançar enfrenta o vencedor de Vitória e Coritiba. O Rubro-negro baiano ganhou a primeira por 2 a 0, no Barradão. A volta acontece no dia 25, no Couto Pereira.
Desejo do Vitória, lateral-esquerdo pode assinar pré-contrato
Prefeito de Salvador reforça apoio ao projeto da nova Arena Barradão durante festejos do 2 de Julho
Atacante uruguaio viaja e pode assinar com o Vitória, saiba quem
Vitória divulga tabela para os próximos jogos no mês de julho
Pedro insatisfeito no Flamengo tem futuro incerto
Vitória faz promoção e reduz valores dos ingressos de cadeira
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira