Retrospectiva 2023: Futebol brasileiro escreve uma história de glórias, superações e decepções

Retrospectiva 2023: Futebol brasileiro escreve uma história de glórias, superações e decepções

Twitter/Brasileirão

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 27/12/2023, às 16h15

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Daqui a alguns anos, será impossível recordar momentos marcantes do futebol brasileiro e não mencionar 2023. Foi uma temporada que se destacou por campeonatos ainda mais acirrados, títulos inéditos e investimentos abundantes realizados pelos clubes. A chegada de jogadores renomados, como Luis Suárez, James Rodríguez, Marcelo, Enner Valencia, Payet, entre outros, atraiu os olhares de todo o mundo para as nossas competições.

O ano não apenas intensificou a disputa pelos títulos e competições internacionais, mas também reforçou a luta contra o rebaixamento. Graças aos recursos das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), as disputas se tornaram mais acirradas, proporcionando uma experiência memorável para os espectadores e elevando as expectativas para as futuras temporadas.

Estaduais

Os campeonatos estaduais deram o pontapé inicial em um ano memorável, evidenciando não apenas os primeiros clássicos, mas também trajetórias marcantes. Destacou-se também a conquista inédita do Amazonas, clube fundado em 2019, no Campeonato Amazonense.

Relembre os campeões dos principais campeonatos estaduais:

Campeonato Baiano – Bahia
Campeonato Carioca – Fluminense
Campeonato Cearense – Fortaleza
Campeonato Gaúcho – Grêmio
Campeonato Goiano – Atlético-GO
Campeonato Mineiro – Atlético-MG
Campeonato Paranaense – Athletico-PR
Campeonato Pernambucano – Sport
Campeonato Paulista - Palmeiras

Copa do Nordeste

Aqui tivemos outros destaques como uma decisão composta por duas equipes que jogam a Série B: Ceará e Sport. Com Fortaleza sendo eliminado na semifinal para o rival Alvinegro e o Bahia decepcionando, caindo na primeira etapa da competição.

O Ceará venceu o primeiro jogo da decisão por 2 a 1 no Castelão, mas o Sport reverteu a vantagem no jogo de volta, ganhando por 1 a 0. Nos pênaltis, o Vozão venceu por 4 a 2, conquistando o tricampeonato.

Copa do Brasil

O Estádio do Morumbi foi palco do jogo de volta da final da Copa do Brasil de 2023, onde o São Paulo empatou com o Flamengo por 1 a 1 e se sagrou, pela primeira vez, campeão da competição nacional. Após vencer o Rubro-negro na partida de ida da decisão, em pleno Maracanã, o clube paulista precisava somente de um empate para conquistar o primeiro título de Copa do Brasil da sua história.

Antes da grande decisão, o São Paulo precisou eliminar outros gigantes para chegar até a final. Nas semis, passou pelo Corinthians pelo placar agregado de 3 a 2. Nas quartas, eliminou o Palmeiras vencendo a partida de volta, no Allianz Parque, por 2 a 1, depois de ganhar no Morumbi por 1 a 0. Além disso, é preciso destacar a emocionante disputa de pênaltis nas oitavas de final, diante do Sport, após perder por 3 a 1 para o Leão em pleno Morumbi, nas oitavas de final.

Copa Sul-Americana

Na Conmebol Sul-Americana, o Fortaleza foi o representante brasileiro na grande decisão, chegando pela primeira vez em uma final de uma competição internacional, buscando o título inédito do torneio. Entretanto, mesmo após abrir o placar contra a LDU, do Equador, o Leão do Picí acabou sofrendo o gol de empate e com a partida posteriormente sendo decidida por disputa de pênaltis, o Tricolor foi derrotado pelo placar de 4 a 3.

Copa Libertadores

Diferentemente da final da Sul-Americana, o representante brasileiro levantou a taça de campeão na Libertadores, com o Fluminense vencendo o Boca Juniors na prorrogação por 2 a 1, em pleno Maracanã. O Tricolor Carioca conquistou pela primeira vez a maior competição do continente, enquanto o clube argentino buscava a sua sétima taça.

Com gol do artilheiro German Cano, o time brasileiro abriu o placar na grande decisão, mas no segundo tempo, o peruano Luis Advíncula deixou tudo igual no Maracanã. Com a final indo para a prorrogação, somente os jogadores com estrela poderiam decidir um confronto deste calibre. E não deu outra, aos 9 minutos da primeira parte da prorrogação, John Kennedy marcou dando o primeiro título da história Fluminense na Conmebol Libertadores.

Brasileirão e a Briga pelo Título

Devido ao desfecho peculiar do primeiro turno, não era esperada tamanha intensidade, pelo líder do torneio, o Botafogo, estar isolado na liderança, chegando a possuir uma vantagem de 13 pontos sobre o segundo colocado. Assim, as únicas disputas existiam apenas pelas vagas na Libertadores e para evitar a entrada na temida zona de rebaixamento. No entanto, o segundo turno reservou surpresas impactantes, tornando tudo indefinido até a última rodada do Campeonato.

A queda de desempenho do Botafogo alimentou o sonho pelo título de outras cinco equipes, deixando a briga cada vez mais disputada, com Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo e Bragantino tendo chances de assumir a liderança até a penúltima rodada. Vale ressaltar o desempenho do Palmeiras, que conseguiu se reerguer e conquistar o 12º campeonato brasileiro.

Briga contra o Rebaixamento

A briga pelo título não foi a única coisa que fez essa temporada ser uma das mais marcantes da história do nosso futebol. A luta contra o rebaixamento já chama a atenção por si só quando grandes equipes lutam para não ser rebaixadas, entretanto, esse confronto se torna ainda mais intenso quando até a na penúltima rodada do Brasileirão, quatro equipes diferentes possuem chances de amargar uma segunda divisão. Cruzeiro, Vasco, Bahia e Santos brigaram até o fim do ano na parte de baixo da tabela, mas era evidente que só restava mais uma vaga no Z-4.

No fim, o Santos acabou sendo rebaixado pela primeira vez na sua história, mesmo dependendo apenas de si e precisando somente ganhar em casa na 38ª rodada. O Bahia, equipe no qual muitos já davam como rebaixado, necessitava de um triunfo contra o Atlético-MG, além de torcer para outros resultados. Antes do último jogo, a probabilidade do Bahia cair era de 68,9%, enquanto as chances do Santos eram de 6,2%, segundo a UFMG.

Série B

O grande destaque da temporada foi a conquista antecipada do título pelo Vitória, que se sagrou campeão com duas rodadas de antecedência, demonstrando consistência e superioridade ao longo da competição.

O Sport, considerado por muitos como o principal candidato ao título e remanescente do ano anterior, teve um desempenho sólido no primeiro turno. No entanto, em meio a uma queda de desempenho notável, o Rubro-negro acabou encerrando a temporada na 7ª colocação, ficando fora do tão almejado acesso à Série A. O Ceará, outro clube apontado como postulante ao acesso, não conseguiu atingir as expectativas, nunca chegando a brigar diretamente por uma das vagas do G-4.

A emoção foi elevada na última rodada, na qual seis clubes tinham chances reais de conquistar o acesso. Além do Vitória e do Criciúma, que já haviam garantido suas vagas na Série A com antecedência, Juventude e Atlético-GO venceram seus jogos decisivos, assegurando seus lugares na elite do futebol brasileiro. Vale mencionar o Vila Nova, que só dependia dos seus esforços e precisava apenas ganhar do lanterna e já rebaixado ABC para garantir o acesso, mas após uma derrota em Natal-RN, o Tigre ficou de fora da zona de classificação.

Série C

O Amazonas consagrou-se campeão da Série C do Brasileirão. A virada por 2 a 1 para cima do Brusque não marcou somente a coroação de uma grande campanha da Onça Pintada, mas também uma linda trajetória construida por uma equipe recém fundada.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Letícia Martins / EC Bahia

Victor Ferreira / EC Vitória

Divulgação / EC Bahia

Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução/Instagram

Gustavo Aleixo / Cruzeiro

Reprodução / BNews

Rubens Chiri / São Paulo FC

Reprodução/Instagram

Vitor Silva / Botafogo

Ver mais Notícias