SAF do Bahia tem interesse na Fonte Nova, que teria o Estádio de Pituaçu no pacote do governo do Estado
Por Douglas Santana/ Bnews
Publicado em 20/05/2025, às 20h45Com o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) da Arena Fonte Nova se encerrando em 2028, deveremos ter grandes movimentações nos bastidores de olho no novo processo licitatório para gerir o estádio. O Esporte Clube Bahia SAF é um dos interessados no tema.
De acordo com o A Tarde, através do jornalista Lula Bonfim, o governo do Estado chegou a oferecer o Estádio de Pituaçu em um pacote junto à Arena Fonte Nova, para que o Bahia administrasse os dois estádios. Contudo, a diretoria do Esquadrão não se interessou pelo equipamento metropolitano.
Segundo a reportagem, o Grupo City tem o interesse em administrar a Arena Fonte Nova, onde manda os jogos da equipe principal masculina. Na ideia do governo estadual, que busca entregar Pituaçu à iniciativa privada, o pacote com os dois estádios serviria também para o Bahia mandar as partidas da equipe feminina, além das divisões de base.
Ainda em 2023, logo no início na administração do Grupo City no futebol do Bahia, surgiram as primeiras conversas para que o Esquadrão tomasse conta da Fonte Nova. Na época, quem relevou a novidade foi o então secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães (PCdoB).
"Nós temos uma concessão até março de 2028. O que houve foi uma audiência do governador com o CEO do Grupo City, e ele mostrou interesse em discutir a Fonte Nova como um ativo estratégico para o City aqui no Brasil, especialmente aqui na Bahia, depois de adquirirem o Esporte Clube Bahia. Mas foi uma discussão inicial. Qualquer iniciativa do tipo, por ser um bem público em concessão, qualquer tipo de ação dessa terá que ter uma concorrência pública. Foi apenas uma intenção, mas que não se materializou em propostas, em iniciativas concretas”, disse o então secretário ao BNews.
E completa: “Não é característico do Governo do Estado fazer a gestão de uma arena multiuso, não deve ficar com o Governo do Estado, por isso está em uma concessão hoje. Não foi só na construção, mas o uso dele tem mais a ver com a iniciativa privada. Mas vamos avaliar durante o curso dos acontecimentos, pois como é uma instituição pública, ela tem que ser alvo de um processo de concorrência pública”, ponderou o secretário.
Com a recusa do Bahia no Estádio Roberto Santos, conhecido como Metropolitano de Pituaçu, o governo de Jerônimo Rodrigues seguirá buscando um parceiro do setor privado para administrar o equipamento.
O governo estadual entende que a administração pública tem encontrado dificuldade para fomentar eventos que possam fazer com que Pituaçu gere renda e consiga calendário com jogos e shows.
"Sobre o Pituaçu, nós temos um projeto para ver se viabiliza, quem sabe tivesse dentro de um pacote para fazer uma PPP com o estádio. O setor privado tem mais criatividade. Se esse estádio tivesse com a gente do Governo da Bahia, nós encontraríamos dificuldade em fomentar eventos. Olha o evento que teve aqui no sábado, promovido para o setor privado. Então, se a gente tem direito a umas cotas de jogos, umas cotas de bilheteria, que se tenha, mas acho que quem ganha com isso é o futebol baiano", inicia Jerônimo, durante o programa de estreia 'De Cara com o Líder’, na Rádio Baiana FM, em fevereiro desse ano.
E completa: "Se nós encontrarmos uma saída para um setor privado, quando nós conversamos com a direção do clube do Bahia, havia uma possibilidade deles querendo comprar ou gerenciar por um período na PPP. E a gente tentou ver como se a gente consegue botar outros estádios", afirmou.
Bahia SAF deseja Arena Fonte Nova, mas Governo tentou conceder outro estádio; entenda
Fábio Mota fala sobre fair play financeiro e afirma ser: “Único no Brasil que paga salários antecipados”
Santiago Arias se aproxima de retorno ao Bahia após lesão
Bahia mira renovação com Everton Ribeiro, referência técnica do time
Vitória é o único time da Série A que ainda não utilizou jogadores abaixo dos 23 anos em 2025
Liga Forte União emite exigências publicamente a CBF
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira