Bahia vira e consegue triunfo heróico sobre o Figueirense
Por Yuri Barreto
Publicado em 16/09/2012, às 18h00
Depois de ter saído atrás no placar, o Bahia não se rendeu e partiu para cima do Figueirense. Dono da partida, o tricolor chegou ao empate e conseguiu a virada sobre o Figueirense, em Pituaçu, neste domingo (16).
Júlio César abriu o placar para o time catarinense, ainda no primeiro tempo. Hélder empatou e Cláudio Pitbull garantiu o 2 a 1 para os baianos na segunda etapa.
Com o resultado, o esquadrão chegou aos 31 pontos e subiu para a 13ª colocação. Invicto no comando da equipe, o técnico Jorginho agora se prepara para enfrentar o Inter, no próximo domingo (23), fora de casa.
O JOGO - Embalado pelo apoio da torcida, o Bahia imprimiu um ritmo forte logo no início do primeiro tempo e chegou perto de abrir o placar aos cinco minutos. Jones driblou o zagueiro e invadiu a área. Na hora do chute, ele tentou colocar e mandou para fora.
Aos 14, mais uma chance para o tricolor. Após lançamento na área, Danny Morais desviou de cabeça e a bola passou com perigo.
Seis minutos depois, Hélder fez boa jogada pela esquerda e lançou na área. Wilson saiu do gol e tirou a bola da cabeça de Elias.
O Figueirense só chegou com perigo aos 30 minutos. Botti cobrou falta e exigiu bela defesa de Marcelo Lomba.
Dois minutos depois, o goleiro tricolor não teve a mesma sorte. Após cruzamento da esquerda, a bola atravessou a área e parou na cabeça de Júlio César, que mandou para as redes.
O último lance da primeira etapa foi do esquadrão. Fahel arriscou chute de fora da área e a bola passou tirando tinta da trave.
Na volta para o segundo tempo, Jorginho optou por fazer a primeira mudança na equipe. Lulinha entrou no lugar de Rafael.
E a primeira boa chance foi do Bahia. Aos nove minutos, Neto cobrou falta com perfeição e a bola bateu no travessão de Wilson.
Aos 13, foi a vez de Diones assustar. O volante recebeu passe de Lulinha a e arriscou de fora da área. Wilson fez bela defesa.
Mas, de tanto tentar, o tricolor chegou ao gol aos 27. Jussandro cruzou bola da esquerda e Hélder, de carrinho, empatou a partida.
Após o gol, Jorginho fez mais uma alteração no time. Diones deu lugar a Kleberson.
Aos 37, Jones carioca recebeu livre na área, mas parou em Wilson. E o goleiro do Figueira salvou mais um do atacante aos 40.
Mas, aos 45, Cláudio Pitbull, que havia entrado na vaga de Elias, tirou o grito da garganta da torcida. Após bate-rebate na área, Wilson ficou pedindo falta e o atacante, sem tomar conhecimento colocou de cobertura para acabar com seu jejum de mais de 15 meses sem marcar.
Bahia 2 x 1 Figueirense
Campeonato brasileiro série A – 25ª rodada
Local: Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador (BA).
Data: Domingo, 16 de setembro.
Horário: 16h.
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE).
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Márcia B Lopes Caetano (RO).
Cartões amarelos: Marcelo Lomba, Jones, Cláudio Pitbull (B); Edson, Túlio, João Paulo (F)
Gols: Júlio César (F); Hélder
Bahia
Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fahel, Diones (Kleberson) e Hélder; Rafael (Lulinha), Jones Carioca e Elias (Pitbull). Técnico: Jorginho.
Figueirense
Wilson; Doriva, João Paulo, Edson e Helder; Túlio, Coutinho (Guilherme), Claudinei e Botti (Rony); Caio e Julio Cesar (Jean). Técnico: Márcio Goiano.
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
Reencontrando Léo Condé, Vitória visita o Ceará para desgarrar da zona do perigo no Brasileirão
Al-Hilal anuncia rescisão contratual com o técnico Jorge Jesus
Frente a frente com Renato Paiva, Bahia recebe o Botafogo para manter embalo no Brasileirão
Cruzeiro anuncia rescisão contratual com atacante Dudu
Pepê sofre lesão e desfalca o Vitória contra o Ceará