Um ano de Rogério Ceni no Bahia
Por Reginaldo Lima
Publicado em 09/09/2024, às 13h22O técnico Rogério Ceni completa, nesta segunda-feira (9), um ano à frente do comando técnico do Esporte Clube Bahia, uma situação inusitada quando se trata do futebol brasileiro.
Ao longo desses meses, o maior feito de Ceni foi livrar o tricolor do rebaixamento para a série B no ano passado. Neste ano, o ex-goleiro do São Paulo e da Seleção do Brasil tinha como meta a disputa de quatro competições: (1) Campeonato Baiano - Ceni perdeu o título para o Vitória, maior rival do Esquadrão no estado -, (2) Copa do Nordeste, foi eliminado na semifinal - (3) Copa do Brasil e (4) o Brasileirão. O treinador não conseguiu até o momento vencer nenhum dos torneios, sendo que Baiano e Nordeste já passaram.
Na Copa do Brasil, o tricolor vai precisar jogar mais do que jogou na Arena Fonte Noova e ser muito efetivo para tirar a vaga do Flamengo, já que Ceni jamais venceu os cariocas como treinador. O duelo é na próxima quinta-feira (12), no Maracanã. Já no Brasileirão, o time está na sétima posição e, luta por uma vaga na Libertadores.
Buscando os números de Rogério Ceni no Tricolor de Aço, ele acumula 68 jogos no comando do Bahia , sendo 37 vitórias, 11 empates e 20 derrotas - um aproveitamento de aproximadamente 60%, isso com maior orçamento da história do clube.
Em noite chuvosa, Bahia bate o Botafogo e arranca no Brasileirão
Vitória sofre derrota para o Ceará e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
Fábio Mota surpreende ao revelar andamento da SAF do Vitória: "última reunião"
Bahia está escalado para encarar o Botafogo pelo Brasileirão
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
CBF teria pago mais de R$ 2 milhões para coronel em troca de acordo para manter Ednaldo no cargo