Por Redação Galáticos Online
Publicado em 27/06/2024, às 17h15A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira o áudio do VAR relacionado à expulsão do atacante David, do Vasco, durante o confronto contra o Bahia, válido pela 12ª rodada do Brasileirão. A decisão gerou polêmica, principalmente porque o placar estava empatado em 1 a 1 naquele momento.
David recebeu o cartão vermelho após receber dois cartões amarelos, sendo o segundo por um lance em que deixou o braço no rosto do lateral Gilberto, do Bahia, aos 14 minutos do segundo tempo. A decisão gerou polêmica, principalmente porque o placar estava empatado em 1 a 1 naquele momento. A partida ocorreu na noite de quarta-feira (26) na Arena Fonte Nova e terminou com a vitória do Tricolor por 2 a 1.
O VAR estava sob o comando de Daiane Muniz, árbitra assistente pertencente ao quadro da FIFA, e foi auxiliada por Fabricio Porfirio de Moura. A confusão aumentou porque, segundo as regras, o árbitro de vídeo não pode interferir em decisões de segundo cartão amarelo.
A transcrição do diálogo do VAR, divulgado pela CBF, detalha o processo de decisão:
Gobi: "Braço no rosto, braço no rosto."
Daiane: "Ok, eu já vi que a mão atinge o rosto do adversário. Outro ângulo, por favor."
Gobi: "Proteção, mas não pode deixar no rosto. Não, não, não. Ele abaixou, mas tem o braço, velho. Tem uma ação, é temeridade."
Daiane: "É muito claro para mim, o jogador do Vasco atinge o rosto do adversário com mão aberta e intensidade média. Coloca para mim uma mais aberta (câmera), para a gente analisar a intensidade. Só para comprovar que realmente essa jogada não é um jogo brusco grave."
Gobi: "Tem o braço, velho. Braço temerário."
Daiane: "Portanto eu confirmo o segundo amarelo e o vermelho."
Moura: "Adriano (de Assis Miranda, assistente 2) concorda."
Daiane: "Gobi, confirmado, tá? Segundo cartão amarelo e o vermelho."
Daniel Barbosa fala sobre o Movimento Vitória SAF e suas propostas
Com gol de Cauly, Bahia vence Paysandu por 1x0 e abre vantagem para o jogo da volta
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Bahia freta voos para partidas fora de casa após dificuldades logísticas
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória atualiza cronograma da semana e atualiza sobre atletas lesionados