Por Redação Galáticos Online
Publicado em 25/08/2023, às 19h00A tarde desta sexta-feira (25) é histórica para o Clube Atlético Mineiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu oficialmente o time como campeão brasileiro de 1937, tornando o Galo tricampeão.
A entidade reconheceu o pleito e transformou a conquista "campeão dos campeões" de 1937 como título nacional, análogo à Série A do Campeonato Brasileiro. Com isso, o alvinegro retoma o posto de primeiro campeão nacional, que pertencia ao Bahia.
A homologação foi feita pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, além de outros membros da entidade, após reunião no Rio de Janeiro com a cúpula de membros do Atlético-MG. Nas redes sociais, o cube mineiro já comemora o feito.
A homologação do título será comunicada à Conmebol e também a Fifa. Apesar disso, o feito não valerá para o Ranking Nacional de Clubes e nos rankings da Conmebol e da Fifa.
ENTENDA O CASO:
No primeiro trimestre de 2022, o dossiê completo "Atlético-1937", com argumentos sobre reconhecimento, foi entregue para a análise da CBF. Na Confederação, foi analisado e teve um veredito de três departamentos: jurídico, governança e de competições.
Com diversas trocas de cargo na entidade, inclusive dos chefes dos departamentos citados, o dossiê de 1937 ganhou o crivo após o "sim" de membros da entidade, como Hélio Santos Menezes Junior (Diretor de Governança e Conformidade), Gamil Föppel (Jurídico), Júlio Avellar (Diretor de Competições), os diretores dos respectivos departamentos. Com isso, o próprio Ednaldo convocou a cúpula do Galo, para a reunião que foi feita hoje.
Em noite chuvosa, Bahia bate o Botafogo e arranca no Brasileirão
Vitória sofre derrota para o Ceará e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
Fábio Mota surpreende ao revelar andamento da SAF do Vitória: "última reunião"
Bahia está escalado para encarar o Botafogo pelo Brasileirão
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
CBF teria pago mais de R$ 2 milhões para coronel em troca de acordo para manter Ednaldo no cargo