Com pior defesa do Brasileirão, Vitória sofreu mais da metade dos gols após contusão de zagueiro
Victor Ferreira/ECVPor Tiago Di Araújo/Bnews
Publicado em 26/07/2024, às 09h00A situação do Vitória no Brasileirão é bastante preocupante e tem deixado os torcedores temerosos com a possibilidade de um novo rebaixamento. Isso porque o Leão encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com uma campanha pior do que a que fez em 2018, última vez em que foi rebaixado, com apenas 15 pontos ganhos e armagando o Z-4, na 17ª colocação.
E um dos motivos do Rubro-Negro estar nessa situação é a fragilidade do sistema defensivo. Com 32 gols sofridos, o clube baiano tem a pior defesa da competição, e com saldo negativo de 12 por ter balançado as redes apenas em 20 ocasiões. Mas, o que chama atenção é que quase metade das vezes que o Leão teve a meta vazada aconteceu após o zagueiro Camutanga ser afastado com lesão.
Parceiro absoluto de Wagner Leonardo, capitão rubro-negro, o defensor acabou sendo vetado no dia 20 de junho, após sentir dores no joelho direito durante o aquecimento para o jogo contra o Atlético-MG, no Barradão, quando o Vitória venceu por 4 a 2.
Desde então, foram 15 gols sofridos, em nove partidas, sendo as piores atuações fora de casa, contra Fortaleza e Corinthians, quando a defesa foi vazada três vezes por jogo.
10ª - Vitória 4 x 2 Atlético-MG
11ª - Bragantino 2 x 1 Vitória
12ª - Flumiense 0 x 1 Vitória
13ª - Vitória 0 x 1 Athlético-PR
14ª - Corinthians 3 x 2 Vitória
15ª - Vitória 2 x 1 Criciúma
16ª - Vitória 0 x 1 Botafogo
17ª - Fortaleza 3 x 1 Vitória
18ª - Grêmio 2 x 0 Vitória
19ª - Vitória 1 x 2 Flamengo
Nesses jogos, o sistema defensivo contou com diferentes nomes, alguns deles improvisados, como foi o caso de o lateral-direito Willean Lepo e o volante Caio Vinícius, esse último que chegou a agradar a torcida. Já os zagueiros de origem Bruno Uvini e Reynaldo, que já deve sair o clube, deixou a desejar. Todos chegaram a atuar ao lado de Wagner Leonardo.
Diante disso, o Vitória foi ao mercado para reforçar o setor e deve anunciar nos próximos dias os zagueiros Neris e Edu, além do volante Filipe Machado. O nome de Luiz Otávio, ex-jogador do Bahia, também chegou a ser especulado, mas não houve nenhuma confirmação de avanço nas negociações.
Enquanto isso, Camutanga segue em tratamento, mas já teve o retorno descartado nessa temporada e deve ficar de fora por cerca de oito meses. No início do mês, ele passou por uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior e do ligamento colateral medial.