Conmebol divulga reconhecimento de erro em pênalti não marcado em Vini Jr
Rafael Ribeiro/CBFPor Redação Galáticos Online
Publicado em 03/07/2024, às 15h00A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta quarta-feira (3) que a arbitragem da partida entre Brasil e Colômbia cometeu um erro ao não marcar um pênalti sofrido por Vinícius Junior, aos 42 minutos do primeiro tempo, quando o jogo estava 1 a 0 para a seleção brasileira.
"No minuto 42, em uma disputa de bola dentro da área, um defensor não toca a bola, e, como produto da disputa, é produzido um contato imprudente para a ação. O árbitro não consegue observar a ação e deixa que o jogo continue. O VAR, em sua checagem protocolar, analisa por distintos ângulos, velocidades e considerações e não consegue identificar que o defensor não toca a bola antes de entrar em contato imprudentemente com o atacante. O VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão original de campo", afirma a Conmebol em vídeo.
O lance foi analisado por quase dois minutos. O VAR afirma que o jogador da Colômbia chega a tocar na bola, recomendando que o árbitro Jesús Valenzuela seguisse a partida sem a marcação da penalidade. Ele também não chamou o árbitro para assistir o lance na cabine.