Ministra do Esporte cogita ponto facultativo na Copa do Mundo feminina
Edilson Rodrigues/Agência SenadoPor Galaticos Online
Publicado em 04/07/2023, às 12h00“Estamos focados em dar visibilidade, vamos ver se a gente consegue fazer ponto facultativo, igual nos jogos masculinos”, afirmou ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Como de praxe, durante a Copa do Mundo de futebol masculino, órgãos públicos federais, estaduais e municipais costumam conceder ponto facultativo aos trabalhadores nos dias de jogos da seleção brasileira.
“Quando não tem jogo do masculino não tem folga? Então, vamos tentar fazer isso também [no feminino] para dar a mesma importância”, ressaltou a Ministra.
Contudo, a Copa será realizada na Austrália e Nova Zelândia, com a diferença de fuso horário, em relação ao Brasil, variando entre 13 e 16 horas. Situação semelhante à da Copa do Mundo Masculina de 2002, que aconteceu no Japão e Coreia.
Na primeira fase, o Brasil terá dois jogos às 7h e um às 8h. Os jogos nas fases de mata-mata estão previstos para acontecer entre 22h e 7h, dependendo dos resultados anteriores.
A Copa do Mundo Feminina acontece entre 20 de julho e 20 de agosto. O Brasil está no Grupo F, ao lado das seleções da França, Jamaica e Panamá. A estreia da equipe treinada pela sueca Pia Sundhage será no dia 24 de julho, em Adelaide, Austrália, contra o Panamá.
No dia 29, a seleção enfrenta a França em Brisbane. Para fechar a fase de grupos da competição, a seleção joga contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, em Melbourne, também na Austrália.