Piloto brasileiro inicia ação contra FIA sobre título da F1 de 2008. Entenda

Piloto brasileiro inicia ação contra FIA sobre título da F1 de 2008. Entenda

Getty Images

Por Galaticos Online

Publicado em 17/08/2023, às 13h15

Compartilhe

O piloto brasileiro, Felipe Massa, deu o primeiro passo para uma ação contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Formula One Management (FOM) referente ao título da F1 2008, conquistado por Lewis Hamilton por um ponto de diferença. De acordo com a defesa ex-piloto da Ferrari, uma carta foi enviada às entidades, obrigatória no Reino Unido antes do ajuizamento deste tipo de ação.

A iniciativa é motivada por declaração feita neste ano por Bernie Ecclestone, que revelou ter tido conhecimento sobre o “Singapuragate” na mesma temporada do fato, há 15 anos.

Em março de 2023, o ex-chefão da F1 Ecclestone disse que ele e Max Mosley (então presidente da FIA) souberam da batida proposital de Nelson Piquet Jr, em Singapura, planejada para beneficiar o companheiro Fernando Alonso, ainda no decorrer da temporada 2008, mas ambos optaram por não agir para “proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo”.

Ainda segundo Ecclestone, a entidade tinha “informação suficiente” para investigar o assunto e, de acordo com os estatutos, a F1 "deveria ter cancelado a corrida em Singapura". Desta forma, o resultado em Marina Bay não teria sido contabilizado e Felipe Massa teria sido campeão do mundo de 2008, e não Lewis Hamilton.

A defesa alegou ainda que o piloto teria sido vítima de uma conspiração de FIA e FOM. A FIA teria falhado admitidamente com seu próprio regulamento ao não investigar as circunstâncias do Singapuragate ainda em 2008 e, posteriormente, ocultar o teor proposital da batida.

FIA e FOM são entendidas pela defesa como conspiradoras, representadas individualmente por Ecclestone e Briatore, assim como Mosley e Charlie Whiting, ex-diretor de corrida da F1 morto em 2019. De forma a evitar um escândalo esportivo, o grupo teria agido em um momento em que o impacto negativo para Felipe Massa já era evidente e, portanto, teriam pretendido prejudicar o brasileiro.


Leia também