Após gestos, Uefa abre investigação contra jogador da Áustria, que afirma: "Não sou racista"
Daniel Mihailescu/ReutersPor Redação Galáticos Online
Publicado em 15/06/2021, às 14h00A investigação começou após a Federação de Futebol da Macedônia enviar um pedido à Uefa de punição ao atacante, porque segundo eles o atleta protagonizou uma "explosão nacionalista" na comemoração.
"A Federação de Futebol da Macedônia condena veementemente a explosão nacionalista do jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic, após o gol marcado na partida de ontem contra a Macedônia, contra o jogador da seleção macedônia Ezgjan Alioski. Ao mesmo tempo, informamos que enviamos uma carta oficial à Uefa na qual solicitamos a punição mais severa para o jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic", diz a nota da Macedônia do Norte.
Na comemoração, Arnautovic virou em direção aos rivais e comemorou de forma provocativa, com palavras e gestos bastante agressivos. Um deles foi com o dedo indicador junto ao polegar, que foi acusado de ser uma manifestação supremacista.
Os sinais foram feitos na direção do lateral macedônio Alioski, que tem raízes albanesas - Arnautovic, por sua vez, tem origem na Sérvia, que fez parte da antiga Iugoslávia, assim como a Macedônia do Norte. Arnautovic foi contido pelo companheiro Alaba e, diante das acusações, foi a público na segunda para se defender.
"Houve algumas palavras acaloradas ontem nas emoções do jogo pelas quais gostaria de pedir desculpas - especialmente aos meus amigos do Norte da Macedônia e da Albânia. Gostaria de dizer uma coisa muito claramente: não sou racista! Tenho amigos em quase todos os países e defendo a diversidade. Todo mundo que me conhece sabe disso", disse o atacante.