Por Da Redação
Publicado em 29/01/2011, às 16h20
Um golaço já na segunda etapa da prorrogação decretou a vitória por 1 a 0 sobre a Austrália e o quarto título da Copa da Ásia para o Japão. O país torna-se o maior campeão da história da competição, superando Árabia Saudita e Irã, ambos com três troféus.
A primeira etapa foi bem jogada e bastante disputada. No entanto, as chances claras de gol foram raras. As duas equipes iam alternam o domíno do jogo, mas a Austrália era ligeiramente mais perigosa. Kewell quase abriu o placar aos 31 minutos, mas chutou por cima.
Na volta do intervalo, o Japão seguia tocando bem a bola, mas pouco ameaçava a meta de Schwarzer. Os "Socceroos" voltaram a assustar aos quatro, quando Kawashima impediu Wilkshire de abrir o marcador.
Os japoneses finalmente chegaram perto do gol aos 22. Muito perto. Nagatomo cruzou para Okazaki que, livre na pequena área, cabeceou a centímetros da trave. O jogo ganhava em emoção e, cinco minutos depois, foi a vez de Kewell quase fazer.
Todos os ataques eram dramáticos nos minutos finais. Já aos 45, a Austrália teve uma boa oportunidade com Kewell e outra melhor ainda com Carney, que viu Hasebe bloquear aquele que seria o gol da sua vida. Mas o placar não saiu do zero e o jogo foi mesmo para a progrrogação.
No tempo extra, muitas emoções. Emerton e Kruser chegaram perto de marcar para a Austrália, enquanto o japonês Honda teve a sua oportunidade no último minuto da primeira parte.
Aos quatro do segundo tempo da prorrogação, o grande momento. Nagatomo cruzou para Lee, que nunca havia marcado pela seleção japonesa, acertar um lindo voleio, sem deixar a bola cair.
Um golaço para coroar um belo jogo, em que as duas equipes mostraram muita disposição por todo o tempo. No último lance, a Austrália teve falta a seu favor quase na linha da área, mas a cobrança na barreira confirmou mais um título para o Japão.