Como chegam Bahia e Vitória para o Ba-Vi pela Copa do Nordeste
Pietro Carpi/EC Vitória e Felipe Oliveira/EC BahiaPor Luiz San Martin - Redação BNews
Publicado em 04/03/2023, às 22h00Esse será possivelmente o último Ba-Vi do ano pelo fato do Vitória já estar eliminado do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil, além dos times serem de divisões diferentes no Campeonato Brasileiro. Com a improvável classificação dos dois times para a segunda fase do Nordestão, já que o Bahia é o lanterna de seu grupo e o Vitória o vice-lanterna do seu, provavelmente esse será o último clássico da temporada.
O Bahia chega para o jogo após golear o Jacuipense na Copa do Brasil, por 4x1, com uma boa atuação do time comandado por Renato Paiva, mas anteriormente a equipe vinha de uma sequência de resultados ruins, sendo goleado por três oportunidades, o 3x0 contra o Fortaleza na Fonte Nova, o 6x0 contra o Sport na Ilha do Retiro e o 4x0 contra o Itabuna em Camacã (esse último jogo com o elenco sub-20).
O treinador Renato Paiva chegou a ser questionado devido ao seu estilo de jogo e a falta de adaptações táticas durante as partidas, principalmente após a goleada sofrida contra o Sport. Outro setor questionado no time foi o sistema defensivo, com falhas em jogos seguidos, o mister trocou a dupla de zaga e promoveu as entradas de Gabriel Xavier e Marcos Victor. Com a boa atuação contra o Jacuipense, o torcedor ganhou um novo ânimo.
Já no Vitória o momento é de crise. Com duas eliminações precoces já na temporada, no Campeonato Baiano e na Copa do Brasil, o time está virtualmente eliminado também da Copa do Nordeste e em caso de derrota ou empate no clássico pode ser matematicamente eliminado.
Se dentro de campo o cenário é ruim, fora dele o cenário é o mesmo. O executivo de futebol Edgard Montemor foi demitido do clube após a derrota por 2x0 contra o Nova Iguaçu, que culminou na eliminação da competição. O presidente Fábio Mota planeja renunciar seu cargo à frente do clube após sofrer ameaças de morte contra seus filhos. O conselho deliberativo do clube convocou uma reunião extraordinária, que acontecerá na segunda-feira (6), para falar sobre a situação atual do clube.
Para o clássico, o elenco terá o reforço do goleiro Thiago Rodrigues, anunciado como novo reforço do clube na última sexta-feira (3). O jogador já teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e possui condições de jogo.