Por Redação Galáticos Online
Publicado em 30/06/2013, às 14h11
Em entrevista concedida ao diário Lance, o presidente da Fifa Joseph Blatter criticou a falta de investimento no legado para a população brasileira e falou do número excessivo de sedes para a disputa da Copa do Mundo de 2014.
"Nós estamos preocupados com o legado, é claro. A demanda básica da Fifa é ter estádios à disposição, mas não pedimos estádios acima de 80 mil pessoas. Pedimos para a semifinal e a final. Começamos do ponto de vista de que a infraestrutura, toda a logística urbana para ir aos estádios, deve ser feita pelas cidades-sede e pelos governos. E por quê? Porque isso é parte do legado", explicou.
Sobre a quantidade de sede o presidente comentou:"Houve 17 cidades candidatas. Podemos jogar em oito estádios. Na África do Sul foram 10".
Questionado sobre o fato de ter havido o número excessivo de sedes devido a uma questão política, o presidente da Fifa concordou:
"Definitivamente, pois todas as regiões queriam ser consideradas. Se soubesse quantas cartas recebemos de pessoas de Manaus, de governador, prefeito, todos pedindo para que a Fifa considerasse Manaus, dizendo que queriam ser uma sede. 'Aqui é a floresta amazônica, nós queremos ser uma das cidades', diziam. Nós recebemos esses pedidos e enviamos pessoas a Manaus. Não é somente uma questão de um estádio que não será tão usado porque não há muito futebol, mas no mínimo tínhamos que considerar Manaus para a Copa. Mas isso não foi uma decisão nossa", defendeu-se.