Emerson Ferreti foi goleiro de Bahia e Vitória nos anos 2000
Reprodução / InstagramPor Redação Galáticos Online
Publicado em 16/08/2024, às 14h00O presidente do Bahia Emerson Ferreti, primeiro mandatário assumidamente gay de um clube brasileiro, revelou momentos da carreira como goleiro em que precisou esconder quem realmente era por conta da pressão do ambiente do futebol e da família. O ex-goleiro de Bahia, Vitória, Grêmio e Flamengo só se assumiu gay após sua aposentadoria.
“O processo todo foi muito solitário, desde a adolescência, quando comecei a perceber e entender a minha sexualidade, sem poder falar com ninguém. Nem com a família, nem com os amigos, e muito menos dentro do futebol. Foi realmente muito solitário”, relatou Emerson Ferretti em entrevista ao canal TVE Bahia.
Ele ainda contou uma estratégia que usou para driblar os olhares curiosos e preconceituosos, quando decidiu inventar um noivado com uma mulher.
“Era um discurso que às vezes era necessário porque existia uma cobrança social muito grande em relação a namoro, casamento, a uma presença feminina do lado. Infelizmente tínhamos que usar esse discurso, era uma das formar que tínhamos para nos protegermos. Muitos atletas gays acabam inclusive casando para afastar qualquer suspeita sobre a sexualidade deles. Isso é muito triste, ter que representar o tempo todo”, disse.