TV RÁDIO
Buscar

Pedido de conselheiros do Vitória para cassação de Ricardo David é devolvido sem decisão; entenda

Autor(a): Redação Bocão News em 27 de Novembro de 2018 10:30
Foto: Maurícia da Matta/ECV

Na última semana, conselheiros do Esporte Clube Vitória formalizaram, junto ao Conselho Deliberativo do clube, o pedido de cassação do presidente Ricardo David. Eles solicitam “que o Presidente do Conselho Deliberativo acate este documento e inicie o processo para a perda do mandato do presidente Ricardo David pelo não cumprimento do artigo 41, parágrafo 6”.

Na peça, além da saída do mandatário rubro-negro, os mentores pedem maior transparência, prestação de contas do orçamento, escolha de novo presidente do Conselho Fiscal e investigação de quem partiu a ordem para "saída" do time de campo no BaVi do dia 18 de fevereiro.

“Faz-se urgente a necessidade da abertura de investigação de responsabilidade sobre o evento e sobre de quem partiu a ordem para que o time ficasse com números insuficiente de jogadores para que o jogo continuasse”, argumentam no documento enviado a Paulo Catharino. O episódio virou motivo de chacota da torcida do Bahia, que passou a chamar o clássico de "Fuga das Galinhas".

No entanto, as solicitações não foram atendidas. No despacho, o presidente do Deliberativo argumenta que "todos os procedimentos adotados por esta Presidência do Conselho Deliberativo observaram a legalidade, bem como os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, expressamente estabelecidos no Art. 10º do Estatuto Social".

Sendo assim, devolveu "o requerimento aos autores para que, no prazo até 05 dias, consubstanciem as solicitações de nº 01, 03 e 04 a fim de caracterizar suporte probatório mínimo para que sejam apreciados por esta Presidência, que na o pode agir baseado ante suspeitas e suposições, além de ser material necessário para a concretização o do amplo direito de defesa dos requeridos, observando o Art. 34 do Regimento Interno do Conselho Deliberativo".

Em contato com a reportagem do Galáticos Online, na semana passada, Paulo Catharino falou sobre o requerimento apresentado. 

“Foi apresentado um requerimento, com aquele mesmo pedido que circulou durante o dia. Só que fizeram seis parágrafos, com 30 assinaturas de conselheiros, e não juntaram nenhum documento. Não tem materialidade. Eu não tenho como processar e nem seguir com uma situação dessa. Se eu fizesse esse movimento eu iria primeiro fragilizar qualquer decisão, porque estaria passível de judicialização por Ricardo (David), inclusive. Iria estar prejudicando o clube cada vez mais. Eu estou apanhando que nem mala velha porque eu vou defender a estabilidade do clube, a instituição, o estatuto. eu não vou abrir mão nem que eu tenha que sair agora da minha parte se não tiver um trabalho fundamentado apresente alguma coisa que eu faço”, declarou.

Paulo Catharino também afirmou que não “jogará para a torcida”, justificando que não aceitará a abertura de um processo, sem documentos que comprovem irregularidades.

“Alguns conselheiros pedem o impeachment, vão pedir que o conselho tome condições enérgicas e convoquem a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). É porque eles sabem que se colocar o assunto numa AGE, Ricardo David será execrado. Agora, eu estou pregando sempre a legalidade. O que me chegou na mão ontem, não tem materialidade. Se trouxer alguma coisa que tem a materialidade, eu vou abrir o contraditório, a ampla defesa, não tenho problema nenhum com isso. Agora, do jeito que chegou ontem, não tem condição, porque eu não jogo para torcida, não tenho pretensão política e não acho correto, principalmente. E eu falo isso muito tranquilo, porque eu não apoiei Ricardo David”, justificou.

Vale ressaltar que o rubro-negro teve seis presidentes nos últimos seis anos. Depois de Alexi Portela, Carlos Falcão assumiu o clube em 2014, mas renunciou em 2015, com isso, Raimundo Viana assumiu. Em 2017, Ivã de Almeida foi eleito, mas também renunciou ao cargo, com o seu vice, Agenor Gordilho assumindo a instituição. Agora, o Leão é gerido por Ricardo David.

Confira o despaho na íntegra


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade