TV RÁDIO
Buscar

Estatuto da Fifa dá brecha para Jobson voltar a jogar

Autor(a): Lancenet em 26 de Agosto de 2011 20:33

Nem tudo está perdido para Jobson. Uma brecha no regulamento de transferências da Fifa pode colocar o atacante, dispensado esta semana pelo Bahia, de volta no mercado.

Inicialmente, ele não poderia se transferir para outro clube de fora do Rio de Janeiro por ter excedido o limite de negociações interestaduais, que é de duas. Segundo o estatuto da Fifa, o jogador só é permitido atuar por três clubes em uma mesma temporada.

Só que é justamente a definição do termo temporada que parece deixar Jobson livre para negociar com clubes das Séries B, C e D, independentemente do estado a que pertencem.

Para a Fifa, temporada “é o período iniciado com a primeira partida oficial do campeonato nacional relevante”, com o término na última partida deste mesmo campeonato (Leia o texto original abaixo). Esta definição exclui os Estaduais e a Copa do Brasil.

O problema é que o artigo 1 do mesmo documento determina que alguns artigos do estatuto sejam vigentes a nível nacional. E o artigo que trata do limite de transferências (Artigo 5) está nessa lista. Eis o impasse.

- É preciso conjugar os fatores do estatuto da Fifa com o regulamento nacional para viabilizar a elegibilidade de um jogador. A CBF precisa se posicionar para dizer como vai interpretar esse artigo e liberar ou não o Jobson – afirma o advogado Marcos Motta, especialista em direito esportivo.

Será que Jobson, que teria recebido 14 sondagens, será liberado para se transferir para mais algum clube? A decisão está nas mãos da CBF. Só que o esforço de para vê-lo de volta aos gramados depende da Corte Arbitral do Esporte, que no dia 5 de setembro vai anunciar o veredito sobre o caso de doping. Se condenado, Jobson vai ter de ficar mais um ano e meio sem jogar.

Veja o que diz o texto do regulamento de transferências da Fifa:

Definição de temporada:
O período que começa com o primeiro jogo oficial do campeonato nacional relevante a que termina com a última partida oficial do campeonato.

Regra de transferências:
Art. 5

3. Jogadores podem ser registrados em um máximo de três clubes durante uma temporada, Neste período, o jogador só está disponível para jogadr partidas oficiais por dois clubes.

Artigo sobre abrangência das regras:
Art.1

3. As seguintes disposições são vinculativas a nível nacional e devem ser incluídos, sem modificação nos regulamentos da associação: artigos 2-8, 10, 11, 18, 18bis, 19 and 19bis.







Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade