TV RÁDIO
Buscar

FBF homenageia campeão de 88 pelo Bahia

Autor(a): Redação Galáticos Online em 23 de Novembro de 2012 10:15

Campeão Brasileiro, tricampeão baiano e campeão gaúcho. Esse currículo de dar inveja a qualquer jogador de futebol pertence ao ex-zagueiro João Marcelo Ferreira de Paula.
 
Dono de uma história brilhante no futebol baiano, João Marcelo será o grande homenageado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) na decisão do estadual Infantil e Juvenil 2012, na manhã do próximo sábado (24), em Pituaçu. Os troféus de campeão e vice, em ambas as categorias, levam o nome do ex-futebolista, que conseguiu como poucos superar a rivalidade e levar alegrias às torcidas de Bahia e Vitória.


Troféus João Marcelo de Campeão e Vice do Infantil

 
Porém, quem está mais perto de levantar a taça de campeão é o tricolor, onde João Marcelo, hoje aos 46 anos, conquistou o título mais importante de sua carreira, o de Campeão Brasileiro de 1988. No infantil, o esquadrão pode perder por até um gol de diferença para sagrar-se campeão baiano. No jogo de ida, no Barradão, derrotou o rubro-negro por 2 a 1.
 
Já no juvenil, o time do Fazendão só precisa de um empate para ficar com o caneco. Também na casa do adversário, arrancou um empate por 2 a 2.


Troféus João Marcelo de Campeão e Vice do Juvenil

 
Homenageado - João Marcelo Ferreira de Paula nasceu em Salvador, no 14 de junho de 1966. Sua história no futebol começou no Bahia, clube onde foi revelado.
 
Pelo tricolor, o zagueiro atuou como profissional entre 1987 e 1991. Nesse período, conquistou o Brasileirão de 88 e os Baianões de 87, 88 e 91.
 
Porém, no meio da sua história de amor com o esquadrão, ele teve uma passagem pelo Grêmio, onde faturou o Campeonato Gaúcho de 1990.
 
Em 1993, depois de seu começo brilhante no Bahia, o defensor desembarcou na Toca do Leão, para defender o maior rival do seu ex-clube. Pelo Vitória, chegou perto de conquistar o maior título da história do rubro-negro, quando terminou o Brasileirão daquele ano com o vice-campeonato.


João Marcelo hoje, à esquerda (de preto) - Foto: Bocão News

 
João Marcelo jogou ainda pela Ponte Preta, Vila Nova (GO), Náutico, Santo André, Brasil de Pelotas e Desportiva Ferroviária (ES), onde encerrou a carreira, no ano 2000.
 
Apesar de ter pendurado as chuteiras, o baiano não abandonou o futebol. Começou a atuar como técnico nas categorias de base do Bahia. Como treinador, passou também pela base do Vitória, Real Salvador e Al-Shabab (EAU). Já no profissional, comandou o Cruzeiro de Cruz das Almas e o Bahia, como interino, em duas oportunidades.
 
João Marcelo ainda acumula no currículo trabalhos como auxiliar de grandes treinadores como Péricles Chamusca, Mário Sérgio, Charles Fabian, Sérgio Guedes e Paulo Bonamigo.

Fonte: FBF


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade