TV RÁDIO
Buscar

De “Avanti“ a fiasco. Projeto sócio torcedor do Palmeiras fracassa

Autor(a): Uol Esporte em 23 de Abril de 2010 13:35

Em novembro do ano passado, o Palmeiras lançou seu projeto de sócio-torcedor com grandes expectativas e metas ambiciosas. Nada menos do que dominar o mercado mundial na categoria com um total de 200 mil assinaturas. Quase seis meses depois, o “Avanti” vive um cenário bem diferente: apenas 1.917 torcedores aderiram à campanha, e o programa se transformou em um verdadeiro fracasso de público e arrecadação.

Segundo o cronograma inicial, o projeto já deveria contar com cerca de 50 mil associados para poder quebrar o recorde do Benfica, líder mundial no mercado de sócio-torcedores com 170 mil assinaturas. Contudo, o clube alviverde sequer atingiu 1% de sua meta final.

Os motivos para o fracasso do programa são os mais variados. Os torcedores associados reclamam de problemas na compra de ingressos, da falta de ações de marketing junto aos fãs, problema no atendimento aos clientes, cancelamento na entrega de kits, entre outros.

De acordo com o diretor de marketing alviverde, Rogério Dezembro, o “Avanti” realmente teve alguns problemas operacionais. Apesar disso, o dirigente acredita que a queda de rendimento da equipe na reta final do Brasileiro do ano passado foi a maior culpada pelo fracasso do projeto.

“Quando lançamos o programa, todos achavam que o Palmeiras seria campeão brasileiro, mas isso não aconteceu e afetou o ânimo da torcida. Achamos que seria o melhor momento para anunciar o “Avanti”, mas acabou sendo o pior possível. Se tivéssemos vencido o campeonato, com certeza os números seriam mais expressivos”, afirmou o diretor em entrevista ao UOL Esporte.

O Palmeiras apostou na montagem de uma rede de benefícios de empresas parceiras para juntar o máximo de associados possível. Entre as vantagens, o sócio-torcedor alviverde ganha descontos em ingressos, passagens aéreas e compra de produtos, algo pouco usual em outros programas semelhantes no futebol brasileiro.

Mesmo com o fiasco nos primeiros meses da campanha, a diretoria do Palmeiras ainda projeta algum sucesso para o “Avanti”. Para Rogério Dezembro, tal fato está diretamente ligado à melhora do time dentro de campo. O diretor também revelou que planeja uma nova estratégia de divulgação a ser lançada após a Copa do Mundo.

“Aproveitamos os últimos meses para rever algumas coisas do projeto. Estamos passando um pente fino nele e vamos ampliar sua exposição porque sabemos que teve pouca. Provavelmente após a Copa vamos aumentar o plano de divulgação para trazer novas assinaturas, mas desta vez sem realizar qualquer meta nos números”, admitiu Dezembro.

O Palmeiras já havia fracassado em um projeto semelhante, o “Onda Verde”. Sem oferecer grandes benefícios, o programa não empolgou os aficionados do Palmeiras e entrou no ostracismo. A esperança da diretoria alviverde era que o “Avanti” pudesse apagar o erro desta iniciativa, o que não aconteceu.

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade