TV RÁDIO
Buscar

"O acarajé será vendido normalmente", afirma Ministro

Autor(a): Redação Bocão News em 15 de Outubro de 2012 13:09

Um dos maiores símbolos da culinária baiana – o acarajé – está garantido nos eventos organizados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) em 2013 (Copa das Confederações) e 2014 (Copa do Mundo). Foi o que afirmou o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, em entrevista ao jornal A Tarde publicada nesta segunda-feira (15).

A polêmica surgiu após ser ventilada a informação de que a comercialização dos bolinhos por parte das baianas de acarajé entraria na categoria de comércio ambulante, algo proibido pela FIFA num perímetro de até dois quilômetros da Arena Fonte Nova.

“O acarajé será vendido normalmente. Não vejo nenhum sentido esta idéia de que a venda poderia ser prejudicada. É um símbolo cultural importantíssimo, uma grande marca da Bahia. Não tenho nenhuma outra expectativa. Seria uma tolice atentaria contra o espírito da Copa, mas como disse, não vejo motivos para imaginar alguma restrição à venda do produto”, afirma o ministro.

Para explicar a situação, a Fifa divulgou uma nota no último dia 5 de outubro, esclarecendo as dúvidas em relação à comercialização de acarajé durante o evento internacional. Segundo o comunicado, o quitute da culinária regional estará presente nos tabuleiros das baianas, faltando apenas ser definida qual a concessionária brasileira que irá ficar responsável pela venda e distribuição dos alimentos.

Nota da Fifa (05/10/2012)

Oferecer alimentação para os aproximadamente três milhões de fãs brasileiros e estrangeiros que assistirão aos 64 jogos nos 12 estádios em todo o Brasil, é um tarefa operacional enorme. Para se ter uma ideia do volume nas últimas duas edições da Copa do Mundo da FIFA, cerca de 4 mil funcionários serviram em 2006, nos 12 estádios, aproximadamente 1 milhão de litros de cerveja, 5,5 milhões de litros de refrigerante e 709 mil salsichas alemãs, e, em 2010, nos nove estádios, foram servidos 600 mil litros de refrigerante, cerca de 800 mil litros de cerveja e 390 mil cachorros-quentes.

Também é importante que os fãs de futebol encontrem os mesmos preços e qualidade em cada um dos estádios e possam provar, ao mesmo tempo, sabores locais e clássicos internacionais.

Isso só poder ser garantido através da nomeação de uma concessionária principal, que garanta os mesmos padrões de qualidade em cada um dos estádios com o objetivo final de oferecer um bom serviço e uma interessante experiência no que diz respeito à comida e à bebida para todos os espectadores. Para a FIFA, é importante que sejam servidas especialidades locais em cada estádio. Incluir no cardápio um toque regional faz parte das instruções apresentadas no documento do processo de licitação em curso, que definirá a principal concessionária brasileira.

Na documentação da licitação (que está disponível no FIFA.com: http://pt.fifa.com/mm/document/tournament/loc/01/57/49/58/phase1ofitt2014.pdf), a FIFA pediu que cada licitante comtemplasse no cardápio um produto da culinária regional em cada estádio. Isso vai refletir a diversidade das regiões no Brasil também a partir de uma perspectiva gastronômica. Ressaltamos que a maioria das propostas recebidas pela FIFA até o momento sugere a venda de acarajé em Salvador. A nomeação da concessionária principal está programada para ser finalizada no próximo mês, por isso só poderemos oferecer mais detalhes a respeito depois disso.

A FIFA e o Comitê Organizador Local estão trabalhando com as sedes para encontrar soluções sociais viáveis para os vários setores das cidades, já que a Copa do Mundo da FIFA oferece muitas oportunidades nas mais diversas áreas de negócios.

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade