TV RÁDIO
Buscar

BaVi: PM esclarece dúvidas sobre segurança no dia do jogo

Autor(a): Redação Bocão News em 03 de Abril de 2013 16:51

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe), realizou na manhã desta quarta-feira (3) uma reunião preparatória para tratar das estratégias de segurança para o primeiro BA-VI na Arena Fonte Nova, que acontece no próximo domingo (7).
 
O encontro aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no Largo dos Aflitos, com a presença de dirigentes do Bahia e do Vitória, da Federação Baiana de Futebol (FBF), da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), representantes de torcidas organizadas dos dois clubes envolvidos e responsáveis pela Arena Fonte Nova, entre outros.

A palestra foi realizada pelo major Henrique Melo que fez uma apresentação destacando casos de violência em estádios por todo o país, além de visitas técnicas da polícia militar em diversas praças esportivas. A autoridade policial fez questão de ressaltar que as entradas da Arena Fonte Nova no dia do clássico serão feitas de forma lateral, nunca de maneira frontal. “Há também uma preocupação com os entulhos no entorno do estádio, mas a Conder já se comprometeu a realizar a limpeza até o dia do jogo”, complementou.
 
“Serão instalados gradis desde o início da Ladeira da Fonte das Pedras para que os torcedores não se dispersem e formem uma fila indiana para acesso ao equipamento”, declarou o major. Dentro da praça esportiva os torcedores terão que ficar no seu setor específico, sem obrigatoriedade de assento, entretanto não será permitida a presença de pessoas nas escadas de acesso. Serão disponibilizadas 107 catracas para acessos de torcedores e convidados.

O policiamento da área externa da Arena será feita pela 2ª CIPM (Ladeira da Fonte das Pedras, Joana Angélica até o Campo da Pólvora), Bapop (Viaduto dos Engenheiros sentido Túnel, Djalma Dutra), 26ª CIPM (Dique do Tororó e Avenida Bonocô) e 18º BPM (Vale dos Barris, Piedade e Lapa). Além destes, a polícia militar irá agir em conjunto com a Gêmeos, Rondesp, Esquadrão Águia, Polícia Civil, Batalhão de Choque, além do Ministério Público.
 
De acordo com o palestrante, não será permitida a presença de vendedores ambulantes no entorno do estádio. A polícia militar ajudará a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) no apoio ao ordenamento dos ambulantes, evitando que os mesmos ocupem as rotas de emergências e locais proibidos. Deverá ser observada também a venda de alimentos em espeto, assim como a venda de bebidas em recipientes de vidro.

Em relação ao trânsito, a partir das 7 horas da manhã de domingo (07) toda a região da Ladeira da Fonte das Pedras, do Dique sentido Barris e Ladeira Jardim Baiano serão bloqueadas. O estacionamento privativo do estádio será utilizado neste evento, apenas para convidados e credenciados.

Serão cerca de 280 câmeras dentro do estádio para realizar a segurança dos torcedores, com 22 monitores no Comando de Operações que, segundo o representante da Arena presente no encontro, “vai identificar o torcedor em qualquer lugar do equipamento”.

O policiamento na Arena Fonte Nova será realizada por 1.200 policiais militares, destes 350 ficarão dentro do estádio, 120 policiais civis e cerca de 400 seguranças contratados pelo consórcio administrador do estádio. A polícia também irá atuar no isolamento do gramado.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade