Uma das maiores revelações do Vitória, Dida completa 44 anos neste sábado
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 07/10/2017, às 12h29Hoje é dia de comemorar mais um ano de vida para Nelson de Jesus da Silva. Para quem não conhece, ele atende também pelo nome de Dida. O goleiro que é uma das maiores revelações das categoias de base do Vitória foi campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002 completa 44 anos neste sábado (7). Sempre lembrado por seu reflexos apurados e pela frieza debaixo das traves – em especial defendendo penalidades máximas –, Dida colecionou títulos com a Amarelinha e pelos clubes por onde passou em sua carreira.
O arqueiro iniciou sua trajetória na Seleção em 1993, quando disputou e venceu o Mundial Sub-20 realizado na Austrália. Em 1996, fez parte da equipe que ficou com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta. As atuações do goleiro pelas equipes de base do Brasil, além do desempenho na meta do Cruzeiro/MG, credenciaram Dida para uma vaga na equipe principal.
Defendendo o gol da Seleção, o arqueiro disputou 92 partidas ao longo de 11 anos, com histórico de 57 vitórias, 23 empates e 12 derrotas. Conquistou a Copa América de 1999, a Copa das Confederações (1997 e 2005) e chegou ao auge na carreira de um jogador ao levantar a Copa do Mundo de 2002.
Baiano de Irará, Dida surgiu para o futebol profissional defendendo o rubro-negro juntamente com uma geração que fez o Leão se destacar no futebol nacional. Além da vitoriosa trajetória pela Seleção, o campeão mundial se destacou com títulos em outros grandes clubes do Brasil, como Cruzeiro, Corinthians e Internacional.
Na Europa, o goleiro brilhou vestindo as cores do Milan, da Itália. Entre suas principais conquistas pelas equipes que defendeu estão a Libertadores (1997) pelo Cruzeiro, o Campeonato Brasileiro (1999) e o Mundial de Clubes da FIFA (2000), pelo Corinthians, além de duas Liga dos Campeões da UEFA (2003 e 2007) e de outro Mundial da FIFA (2007), pelo Milan. Individualmente, sua principal premiação foi o título de melhor goleiro pela FIFPro, em 2005.
Fonte: CBF