Uma das maiores revelações do Vitória, Dida completa 44 anos neste sábado

Uma das maiores revelações do Vitória, Dida completa 44 anos neste sábado

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 07/10/2017, às 12h29

Compartilhe

Hoje é dia de comemorar mais um ano de vida para Nelson de Jesus da Silva. Para quem não conhece, ele atende também pelo nome de Dida. O goleiro que é uma das maiores revelações das categoias de base do Vitória foi campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002 completa 44 anos neste sábado (7). Sempre lembrado por seu reflexos apurados e pela frieza debaixo das traves – em especial defendendo penalidades máximas –, Dida colecionou títulos com a Amarelinha e pelos clubes por onde passou em sua carreira.

O arqueiro iniciou sua trajetória na Seleção em 1993, quando disputou e venceu o Mundial Sub-20 realizado na Austrália. Em 1996, fez parte da equipe que ficou com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta. As atuações do goleiro pelas equipes de base do Brasil, além do desempenho na meta do Cruzeiro/MG, credenciaram Dida para uma vaga na equipe principal.

Defendendo o gol da Seleção, o arqueiro disputou 92 partidas ao longo de 11 anos, com histórico de 57 vitórias, 23 empates e 12 derrotas. Conquistou a Copa América de 1999, a Copa das Confederações (1997 e 2005) e chegou ao auge na carreira de um jogador ao levantar a Copa do Mundo de 2002.

Baiano de Irará, Dida surgiu para o futebol profissional defendendo o rubro-negro juntamente com uma geração que fez o Leão se destacar no futebol nacional. Além da vitoriosa trajetória pela Seleção, o campeão mundial se destacou com títulos em outros grandes clubes do Brasil, como Cruzeiro, Corinthians e Internacional.

Na Europa, o goleiro brilhou vestindo as cores do Milan, da Itália. Entre suas principais conquistas pelas equipes que defendeu estão a Libertadores (1997) pelo Cruzeiro, o Campeonato Brasileiro (1999) e o Mundial de Clubes da FIFA (2000), pelo Corinthians, além de duas Liga dos Campeões da UEFA (2003 e 2007) e de outro Mundial da FIFA (2007), pelo Milan. Individualmente, sua principal premiação foi o título de melhor goleiro pela FIFPro, em 2005.

Fonte: CBF

VitoriaDidaaniversario

Leia também