Maneca comandou a direção de futebol do Vitória na arrancada do Brasileirão
Victor Ferreira / EC VitóriaPor Redação Galáticos Online
Publicado em 07/12/2024, às 15h46O Vitória anunciou que Manoel Tanajura Neto, conhecido como Maneca ou Manequinha, continuará no cargo de diretor de futebol em 2025. A decisão ocorre após sua atuação interina desde julho deste ano, quando assumiu o posto de forma temporária, após a saída de Ítalo Rodrigues. Embora o clube tenha cogitado buscar um novo profissional para a função, fontes ligadas à diretoria confirmaram que Manoel Tanajura Neto já está efetivado.
Internamente, Maneca é bem avaliado pela diretoria e tem a confiança da gestão do clube. Antes de assumir o cargo de diretor de futebol, Tanajura Neto trabalhou como gerente de futebol durante a campanha do título da Série B, em 2023. Nesse período, ele se destacou pela agilidade nas negociações e na condução das contratações de jogadores, sempre alinhado com o técnico Thiago Carpini.
Entre os reforços que chegaram ao Vitória com a gestão de Manoel Tanajura Neto no cargo de diretor de futebol estão os zagueiros Neris e Edu, os volantes Ricardo Ryller e Machado, além dos atacantes Carlos Eduardo e Gustavo Mosquito. Essas aquisições foram feitas durante a janela de transferências do futebol brasileiro, que ocorreu entre 10 de julho e 2 de setembro.
O trabalho de Maneca foi elogiado publicamente pelo técnico Thiago Carpini. Após a partida contra o Flamengo, pela 19ª rodada da Série A, o treinador destacou a eficácia do diretor nas contratações. "Ele conseguiu finalizar esses processos de maneira ágil. A gente tem que valorizar as pessoas que estão aqui no clube, fazendo esforço para que isso aconteça", comentou Carpini, reconhecendo o empenho de Manoel Tanajura Neto.
Natural de uma família ligada ao Vitória, Manoel Tanajura Neto tem uma trajetória de destaque no clube. Formado em Administração, ele iniciou sua carreira no Vitória em 2017, no setor de inteligência, sendo efetivado um ano depois. Em 2021, foi promovido ao cargo de gerente de futebol, função que exerceu até 2024. Maneca é filho de Manoel Tanajura Filho e neto de Manoel Pontes Tanajura, ex-presidentes do clube.