Festival esportivo celebra atividades de projetos no Bairro da Paz

Festival esportivo celebra atividades de projetos no Bairro da Paz

Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

Publicado em 14/09/2016, às 15h35

Compartilhe

Um dia para celebrar as ações de esporte e lazer no Bairro da Paz. Nesta terça-feira (13), alunos de dois projetos que atuam na região puderam mostrar o que aprenderam ao longo dos últimos meses durante as aulas que frequentaram no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (Cempa) e na Base Comunitária de Segurança do Pacto Pela Vida. Em uma ação conjunta, o Projeto Iniciação Esportiva e Lazer do Bairro da Paz e o Projeto Iniciação em Esportes Olímpicos – Tênis de Mesa promoveram hoje (13) o 1º Festival Iniciação Esportiva e Lazer do Bairro da Paz, culminância das ações de 2015/2016.

Com muita animação, meninos e meninas de vôlei, basquete, futsal, atletismo, karatê e tênis de mesa competiram hoje dentro dos espaços do Cempa. Entre uma disputa e outra de cada modalidade, a emoção de poder participar – alguns pela primeira vez – de um evento esportivo era enorme. Tendo como maioria de participantes moradores do Bairro da Paz, os projetos atuam na região ministrando aulas gratuitas duas vezes por semana para cada modalidade. Juntos, eles somam 700 vagas só nessa área. Além do Bairro do Paz, o projeto de tênis mesa ainda oferece mais 100 vagas para crianças e adolescentes do município de Camaçari.

Os dois recebem o apoio financeiro e contam com a supervisão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Eles atuam dentro do Programa Pacto pela Vida – uma ação de Governo que tem por objetivo principal a promoção da paz social. Somados, os investimentos públicos nos projetos são de quase R$ 810 mil, utilizados, dentre outros, para a compra de materiais esportivos e contratação de profissionais. Além dos recursos da Sudesb, há, ainda, uma parte oriunda do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

“Fica evidente o quanto valeu a pena a Sudesb, por meio desses projetos, trazer o esporte como um fator de integração. Nós estamos vendo aqui uma participação maciça desses garotos do Bairro da Paz. São projetos importantes, que estão ensinando uma série de modalidades esportivas. É gratificante ver o quanto eles (alunos) se integraram. Isso nos leva a incentivar mais ainda o esporte em bairros periféricos, em parceria com entidades sem fins lucrativos”, disse o assessor técnico da Superintendência, Álvaro Gonçalves, explicando que além de Salvador, há projetos em execução no interior em cidades como Cipó, Caetité, Pintadas e Porto Seguro.

Exemplos exitosos – dos meses em atividade, os dois projetos revelaram alguns talentos. Do tênis de mesa, diversos meninos competiram nas etapas do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa e, em algumas delas, subiram ao pódio. Um exemplo do Bairro da Paz, nessa modalidade, foi Joyce dos Santos, que conquistou o terceiro lugar no Feminino e terceiro no Rating E na segunda etapa da competição, em julho último.

Do futsal, a migração para o futebol não poderia ter vindo em melhor hora para três dos alunos atletas. Em uma participação em um evento externo, os três chamaram a atenção de um olheiro e mais adiante participaram de uma peneira do Esporte Clube Bahia. Hoje, Fabrine Ferreira, de 14 anos, já se integrou ao clube em um dos Centros de Treinamento. Patrick Santiago, de 12 anos, e Wedson Souza, também de 12, foram pré-avaliados e vão marcar a data para treinar com as divisões de base do Bahia. Do vôlei, seis atletas foram selecionados para participar de times que atuam na capital. Um deles, Tiago Bitencourt, de 17 anos e 1.96m, já está competindo pelo juvenil da Seleção Baiana de Vôlei.

Além dos jovens – durante as atividades no Bairro da Paz, um pedido de moradoras adultas do local foi atendido pelo projeto. Como uma ação extra, desde março deste ano, a professora de atletismo e basquete dá aulas, duas vezes por semana, de alongamento e ginástica localizada para diversas mulheres. O objetivo delas era melhorar a saúde, ter mais qualidade de vida, aproveitando a oportunidade de praticar gratuitamente uma atividade física.

Pazfestivalesportivobairro

Leia também