Entidade diz que norma é nova forma de evitar confrontos e transtornos no ambiente de jogo
ReproduçãoPor Yuri Pastori / BNews
Publicado em 05/04/2025, às 18h30Os jogadores que subirem com os dois pés na bola como ato de provocação nas partidas serão punidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ofício foi assinado, na última sexta-feira (04), com a orientação aos presidentes das federações e aos clubes do país. As informações são da CNN.
Com a nova regra, o jogador que executar o drible será punido com o cartão amarelo e o árbitro deve marcar tiro livre indireto. A justificativa da entidade é que o lance “gera impactos negativos ao nosso esporte” e provoca “transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados”.
A CBF diz que a punição por "subir na bola" pode ser interpretada nas regras do futebol que trata de “infrações por conduta antiesportiva” e tem como uma das irregularidades apontadas “mostrar falta de respeito pelo futebol”.
Na final do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras, o jogador Memphis Depay protagonizou uma subida na bola, o que gerou uma briga. Com a confusão, José Martinez, do Corinthians, e Marcelo Lomba, do Palmeiras, foram expulsos.