Corinthians e Palmeiras decidem o Campeonato Paulista em jogo decisivo na Neo Química Arena

Alvinegro tem vantagem após vencer jogo da ida por 1 a 0

Jhony Inacio

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 27/03/2025, às 16h15

Compartilhe

O Campeonato Paulista chega ao seu momento decisivo nesta quinta-feira, 27 de março, com o segundo e último confronto entre Corinthians e Palmeiras, marcado para as 21h35 (horário de Brasília) na Neo Química Arena, casa do Timão. No primeiro jogo da final, realizado no Allianz Parque, o Corinthians levou a melhor, vencendo por 1 a 0 com gol de Yuri Alberto, e agora joga por qualquer vitória ou um empate para conquistar o título. O Palmeiras, por sua vez, precisa vencer por um gol de diferença para forçar uma decisão por pênaltis, seja por 1 a 0, 2 a 1, 3 a 2, entre outros placares.

O Corinthians, em vantagem na decisão, tem a chance de quebrar um jejum de títulos que já dura seis anos. O último troféu conquistado pelo Alvinegro foi justamente no Campeonato Paulista de 2019, e desde então, o clube tem acumulado frustrações em diversas competições. A conquista deste ano seria um alívio para a torcida e uma reviravolta para o time, que tem buscado se reerguer após temporadas de baixo desempenho.

Do outro lado, o Palmeiras sonha com um tetracampeonato inédito, que colocaria o técnico Abel Ferreira e quatro atletas - Weverton, Rocha, Mayke e Gómez - no topo do ranking de campeões do clube. Para alcançar esse feito, o Verdão terá que superar a dificuldade de jogar fora de casa, já que será a primeira vez que o treinador precisará buscar a virada em um estádio rival, depois de três decisões consecutivas no Allianz Parque. O time, no entanto, chega com boas recordações, já que eliminou o Corinthians nos pênaltis na casa do rival, durante a semifinal do Paulista de 2015, após empate por 2 a 2 no tempo normal.

O Corinthians, no entanto, entra em campo com algumas dúvidas em sua formação titular. O meio-campo é o setor com mais incertezas, com a principal dúvida sendo a presença de Rodrigo Garro, que não atuou no primeiro jogo da decisão devido a dores no joelho. Mesmo tendo trabalhado em dois períodos no CT Joaquim Grava nos últimos dias, Garro corre o risco de ser substituído por Talles Magno ou Ángel Romero. Além dele, os convocados para a Data Fifa - o peruano André Carrillo e o venezuelano José Martínez - também não treinaram com o time na véspera da decisão, o que aumenta as dúvidas quanto à sua presença no time titular. Caso eles sejam desfalques, Ramón Díaz deve escalar Alex Santana e Ryan.

Já o Palmeiras, com metade de sua escalação convocada para suas seleções, montou uma operação para acelerar a recuperação dos jogadores envolvidos nas datas Fifa, entre eles Weverton, Estêvão, Richard Ríos, Emi Martínez, Piquerez e Facundo Torres. Além disso, o time tem avançado na recuperação de Maurício, que passou por uma cirurgia no ombro, e ainda espera contar com ele como uma opção para a partida. Paulinho e Gómez, que também vinham sendo aguardados, ainda devem ser desfalques, assim como Marcos Rocha, que sofreu uma lesão na coxa durante a primeira final.

A expectativa é de que Mayke seja titular na lateral direita. Entre os convocados, Ríos, que foi o que mais atuou durante o período, teve seu retorno atrasado devido a um incidente com o voo fretado, que foi atingido por um raio. Caso o jogador não tenha condições de iniciar, Abel Ferreira poderá optar por recuar Veiga ou retomar Aníbal Moreno no time titular.


Leia também