Fluminense avança no projeto de SAF e aguarda proposta de investidores
Divulgação / Fluminense F.CPor Redação Galáticos Online
Publicado em 21/02/2025, às 17h45O Fluminense deu um passo importante nesta semana em direção à criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), um modelo que pode transformar a gestão do clube. Na quinta-feira, a diretoria tricolor se reuniu com executivos do banco BTG Pactual, contratado para realizar uma análise financeira do clube e assessorar na busca por investidores. Durante o encontro, o banco indicou que encontrou interessados em investir no Fluminense e afirmou que uma proposta formal será feita em breve.
Estiveram presentes na reunião o presidente Mário Bittencourt, o vice-presidente geral Mattheus Montenegro e o vice de finanças Paulo Todaro. A partir da proposta que será apresentada, a diretoria do clube tomará a decisão sobre como avançar no processo de criação da SAF. A decisão final sobre a formação da SAF será submetida aos conselhos do Fluminense — Diretor, Deliberativo e Fiscal — e posteriormente será votada pelos sócios do clube.
O projeto de SAF vem sendo conduzido diretamente pelo vice-presidente geral Mattheus Montenegro, que trabalha em conjunto com o presidente Mário Bittencourt. A proposta do clube é vender o controle do futebol para o investidor, que ficará com mais de 50% das ações da nova empresa, que será criada para gerenciar o departamento de futebol do Fluminense. Esse modelo foi adotado pela diretoria em novembro, quando Bittencourt mudou de posição. Inicialmente, ele defendia a manutenção do controle do futebol com o clube, mas agora considera a venda de parte das ações como uma estratégia viável para o futuro do Fluminense.
A expectativa é de que, com o avanço no processo, o clube consiga garantir um investidor que fortaleça financeiramente o Fluminense e possibilite melhorias na estrutura e no desempenho da equipe nas competições.