Crise na CBF ganha dimensões globais: Fifa e Conmebol monitoram de perto após decisão judicial

Crise na CBF ganha dimensões globais: Fifa e Conmebol monitoram de perto após decisão judicial

Buda Mendes/Getty Images

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 14/12/2023, às 23h00

Compartilhe

Na noite desta quinta-feira, a Fifa e a Conmebol emitiram uma notificação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), expressando sua intenção de acompanhar a situação que envolve a entidade. A decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) de destituir o presidente Ednaldo Rodrigues e nomear um interventor para conduzir uma nova eleição trouxe uma reviravolta significativa nos rumos da CBF.

Em uma carta conjunta assinada pelos departamentos jurídicos da Fifa e da Conmebol, ambas as entidades solicitam à CBF que se abstenha de convocar qualquer eleição até a visita de uma delegação internacional em janeiro do próximo ano. O objetivo é examinar detalhadamente a situação e dialogar com as partes envolvidas antes de qualquer processo eleitoral.

A correspondência destaca ainda que todas as comunicações da CBF com a Fifa e a Conmebol devem ser assinadas pelo "diretor mais idoso" da entidade, em conformidade com o artigo 64 da própria CBF. Neste caso, Hélio Santos Menezes, atualmente responsável pelas diretorias jurídica e de governança da confederação, é designado para representar a entidade nas tratativas com as organizações internacionais.

A decisão do TJ-RJ, posteriormente confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), estabeleceu que José Perdiz, atualmente licenciado do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), organize novas eleições dentro de um prazo de 30 dias úteis. O início desse prazo foi contabilizado a partir do dia 12 de dezembro.


Leia também