Ameaça da Fifa e Conmebol à CBF pode tirar clubes brasileiros de competições; entenda
DivulgaçãoPor Redação Galáticos Online
Publicado em 07/12/2023, às 18h00Caso a Fifa efetue as penitências, o Fluminense poderia até ser excluído do Mundial de Clubes. A punição à CBF também poderia impactar na seleção brasileira na Copa América em 2024.
Alcino Reis, secretário-geral da associação brasileira, foi notificado pela Fifa e a Conmebol. Em cartas, as entidades deixaram claro que o estatuto da federação "obrigam as associações-membros a gerir seus assuntos de forma independente, sem influência de terceiros, incluindo quaisquer autoridades estatais".
As cartas dizem que a Fifa tomou conhecimento de que um acordo entre a CBF e o Ministério Público corre o risco de ser cancelado, o que refletiria nas eleições da confederação.
A Conmebol relata que "o âmbito desta norma abrange todas as questões relacionadas ao futebol, incluindo sua governança, o que engloba a eleição de seus representantes, os períodos de gestão, os períodos máximos de reeleição, bem como a tomada de decisões".
A movimentação rápida da FIFA também acontece porque foi ela que baniu Marco Polo Del Nero do futebol, por participação em escândalos de corrupção.