"Vou colocar você no seu devido lugar”, dispara Hebert Conceição para Esquiva Falcão
Reprodução / Redes Sociais e DivulgaçãoPor Filipe Ribeiro
Publicado em 31/03/2024, às 14h00A treta começou quando Esquiva Falcão disse preferir lutar contra um youtuber do que contra Hebert, já que ele não via vantagens enfrentando o baiano, inclusive com uma proposta financeira abaixo do que toparia aceitar para realizar o confronto.
“‘O Esquiva quer lutar contra o youtuber, mas não quer lutar contra o Hebert, tá correndo, tá com medo, tá pipocando’, é isso que eu escuto. Vamos lá, me ofereceram já um valor, uma proposta pra lutar com o Hebert, só que o valor, pra mim, é muito abaixo da média, é um valor que eu ganhava quando tinha 4, 5 lutas, e pra lutar com um cara duro, que é o Hebert Conceição, campeão olímpico. Respeito a história dele, só que pra mim não dá, porque o valor é muito baixo. Prefiro lutar contra um youtuber que paga bem, do que contra um medalhista olímpico que paga mal, beleza? E a luta vai ser dura ainda, entendeu? Não tô com medo. Isso aqui, ó (apontando para a cabeça) não serve só pra dar porrada, serve pra pensar também. Hebert, bota a sua pra pensar também”, disparou Esquiva.
O baiano então rebateu dizendo que o capixaba caiu em contradição nos seus argumentos e garante que as falas “são desculpas” do pugilista de 34 anos.
“Está aí o Esquiva justificando porque que uma luta entre eu e ele não seria vantajosa para ele. Só vejo desculpas de Esquiva. Há um mês atrás, você estava desafiando o Vitor Belfort, que é um cara que lutou boxe no início da sua carreira e fez sua história toda no MMA, não acrescentaria nada na sua carreira profissional no boxe. Desafiou o Bambam lá no início quando começou a história de Popó e Bambam. Ou seja, você é um cara que gosta de surfar no hype dos outros, onde você vê que pode estar dando engajamento você quer se meter. Mas quando a parada aperta para você e a realidade chega, que sou eu, lutador profissional na ativa igual a você, você corre e fica inventando mil desculpas. Sou campeão olímpico, não preciso de ranking para nada não. Tem lutador campeão mundial com oito lutas, dez lutas. Vocês têm 31 lutas para disputar um título e tá falando de mim que tenho cinco lutas? Tem nada a ver. Venha, pai. Aceite o desafio, deixe de desculpa”, disse o baiano.
Esquiva então disse que uma luta seria “só mais uma” para a carreira e que o confronto só traria benefícios para a carreira do Hebert. O baiano estreou no boxe profissional em agosto de 2022, e até o momento acumula cinco vitórias em cinco lutas.
“Campeão, sabe porque você quer lutar comigo? Porque se você lutar comigo, se você ganhar, você vai ganhar respeito da galera do boxe mundialmente, tá bom? Porque eu sou ranqueado em duas das quatro maiores organizações do mundo, na WBC e IBF, tá bom? As outras eu não sei se eu tô não, tem que ver depois. Olha aí, olha aí, vê pra mim se eu tô ranqueado. Segundo, se você perder pra mim, você também ganha, tá? Você ganhou pra um cara que tá ranqueado, um cara de nome, um cara conhecido, que já disputou o cinturão. Só que eu lutar com você não ganho nada. Isso é bom pra você. Pra você, ganhando, perdendo, tu vai ter moral. Se eu ganhar de você, eu ganhei apenas de um cara que tem cinco lutas, vai ser apenas mais uma escadinha. Mais uma galinha morta, igual você falou, que eu luto com galinha morta, vai ser só mais uma”, disse o capixaba.
Hebert então declarou que sua vontade de lutar contra Esquiva seria para fazer ele ter respeito por outros atletas e que aguarda a luta ser aceita para colocar Esquiva “em seu devido lugar”.
“Não tem pátria, ele não respeita ninguém. Nem aqui no Brasil, ele não respeita ninguém, nem os atletas e nem a própria família dele. Ele foi desafiado pelo próprio irmão, pra vocês terem noção de quem ele é. Ninguém gosta do Esquiva, ninguém que vive no meio do boxe gosta do Esquiva. Ele é um cara extremamente mal-educado, desrespeitoso, não tem pátria. Fala mal de todos os atletas brasileiros. Fala mal de mim, fala mal do Robson Conceição, nosso primeiro campeão olímpico. Fala mal de Popó, fala mal de Alex Poatan, um cara que tem uma história de vida incrível. O que vocês podem esperar de um cara desse? Eu só quero lutar com você por causa disso, porque você não respeita ninguém. Você precisa enfrentar um atleta de verdade para colocar você no seu devido lugar”, disparou.
As provocações seguiram durante o dia do último sábado (30). No boxe profissional, o baiano Hebert Conceição, de 26 anos, acumula 5 lutas com 5 vitórias, duas por nocaute técnico, uma por nocaute, uma por decisão unânime dos juízes e outra por pontos. A última luta dele aconteceu no dia 1º de setembro de 2023, quando venceu o polonês Robert Talarek por nocaute técnico.
Já Esquiva Falcão tem um cartel no boxe profissional de 31 lutas, sendo 30 vitórias e uma derrota. Foram 11 nocautes técnicos, 9 por decisão unânime dos juízes, 5 nocautes, 4 por paralisação de canto e uma por decisão técnica. A última luta dele aconteceu no dia 1º de julho de 2023, quando foi derrotado pelo alemão Vincenzo Gualtieri por decisão unânime dos juízes, deixando escapar o cinturão peso-médio (72,6 kg) da Federação Internacional de Boxe (IBF).
Acusação grave
Neste domingo (31), Esquiva Falcão fez um pronunciamento nas redes sociais relatando um suposto caso de calúnia e difamação cometido por Hebert Conceição quando respondeu um comentário da esposa do pugilista Suelen Falcão.
“Teu marido é um 171 enganador, fez vaquinha para consertar seu carro durante a pandemia enquanto tinha gente morrendo de fome sem um pão em casa. Grande exemplo de atleta ele é, se aproveitando pra pagar de coitado e comover o povo. Quem conhece sabe bem quem é", escreveu Hebert.
Esquiva Falcão explicou, em vídeo, sobre o período em que viveu na pandemia. O pugilista afirmou que o baiano passou dos limites com as acusações que escreveu nas redes sociais.
“Primeiro, acho muito legal o desafio ‘pô, Esquiva, te ganho, vamos lutar, tá com medo’ acho legal, isso aí é o entretenimento do boxe, acho muito legal, não sou contra. Só que ontem minha esposa mandou uma mensagem e você respondeu nos comentários públicos. Você chegou em um ponto muito sério, não só da minha vida que eu passei, mas sim de milhões de pessoas que perderam familiares, o momento da pandemia, que você falou que eu sou um ‘171’, que fico enganando as pessoas, que eu fiz uma rifa para consertar o carro. Eu fiz a rifa sim, porque o meu carro quebrou. Veio televisão na minha casa para ver se era verdade, e comprovaram, viram que era verdade. Botei minha medalha para vender, sim, porque foi dali que eu vi onde eu ia buscar o sustento da minha família. Em três anos de pandemia eu não lutei, fiquei três anos sem lutar, e você estava nos Jogos Olímpicos. Tive que sair na rua, vender mini pizza. Eu não falo isso com vergonha, eu falo isso com orgulho. Orgulho porque eu não fiquei em casa esperando a fome chegar. Orgulho porque eu tive que sair e buscar o sustento da minha família. E você fala que eu tava enganando as pessoas, que eu sou um ‘171’, que aquilo que eu fiz era tudo mentira”, disse.
E continuou. “Não sei se você tem advogado ou não, mas o que você falou pra mim é crime. As suas mensagens são provas contra você. Se você ficar me desafiando, legal, acho positivo, como eu falei, só se você tocar em um ponto que não tem nada a ver com o nosso desafio, aí já mudou de lado. Isso é crime de 6 meses a 2 anos de prisão. Você é um cara público assim como eu, e você tá influenciando as pessoas virem falar coisas que não sabem. [...] Você está completamente enganado sobre a minha pessoa. [...] Você me conhece, sabe que eu tenho família, então eu não preciso ficar mentindo”, completou.
Por fim, Esquiva aceitou o desafio, pediu para a equipe subir a proposta, disse respeitar a história de Hebert, mas ressaltou que “como pessoa está completamente errado”.
“Se você quer lutar comigo, vamos lutar, não tenho medo de você. Somos atletas profissionais, só que eu me valorizo. Se você não se valoriza aí é problema seu, só que eu me valorizo, tenho meu valor. Fala para a equipe acertar que nós lutamos. Você falou aí que me ofereceram seis dígitos e pra mim ofereceram cinco dígitos. Vir contar mentira da minha pessoa, falar que eu tô enganando as pessoas aí não, né, aí você foi completamente errado. Campeão, respeito sua história no olímpico, só que agora você como pessoa está completamente errado. Se quiser mesmo lutar, fala para a sua equipe valorizar os atletas”, finalizou.