IFAB proibe goleiros de "distraírem cobradores de pênalti"
ReutersPor Galaticos Online
Publicado em 24/03/2023, às 16h30Por conta das provocações feitas pelo argentino Emiliano Martínez, campeão da última Copa do Mundo após disputa por penalidades, não está mais permitido que o goleiro tenha um comportamento com objetivo de distrair o cobrador adversário.
No comunicado oficial, a Ifab aponta que o goleiro não deve se comportar de maneira que não demonstre respeito pelo jogo e pelo adversário. A mudança passa a valer em jogos oficiais do dia 1º de julho em diante.
Outra mudança de texto diz respeito aos acréscimos. Agora, as comemorações de gols também serão computadas para cálculo de quanto tempo extra o árbitro deve determinar.
Confira o novo texto:
Regra anterior:"O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, sem tocar nas traves, travessão ou rede do gol, até que a bola seja chutada".
Nova regra:"O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol".