Uefa punirá clubes que rejeitarem o Fair Play Financeiro
Reprodução/Site Oficial UefaPor Redação BNews
Publicado em 23/08/2022, às 14h15Em compensação, as multas vão responder no âmbito econômico e serão viabilizadas com as agremiações, podendo haver acordos com as agremiações europeias.
Por outro lado, caso um acordo não seja selado, a resolução deverá acontecer de forma unilateral pela entidade de administração do futebol do Velho Continente.
Tanto o 'Barça' como a 'Juve' possuem uma relação recheada de conflitos com a Uefa. O fato foi certificado após o episódio da tentativa de formulação da Superliga ao lado do Real Madrid.
Ainda segundo o jornal britânico, outras equipes também estão inseridas no processo investigativo de descumprimento do Fair Play, no entanto, ainda têm prazo válido para prestarem contas atualizadas e registradas.
Uma das novidades mais recentes relacionadas ao sistema de trabalho da Uefa diz respeito à limitação da Uefa sobre os gastos dos clubes.
A partir da temporada 2023/24, as finanças dos times precisarão cumprir uma determanda porcentagem referente a sua receita anual em salário de jogadores. Transferências e taxas de empresários também entrarão neste pacote.
O novo sistema do Fair Play Financeiro passou a valer desde junho deste ano, quando os clubes tiveram um prazo de três anos para conquistar a adaptação à metodologia.
Em 2023, o limite será de 90%, posteriormente, acontecerá um decréscimo de 80% e, a partir de 2025, a porcentagem compreenderá 70%. Como segue a LaLiga, as prestações de conta deverão ocorrer antes do começo da temporada.