Com um yuko no último minuto, seguido por um waza-ari, a judoca piauiense Sarah Menezes venceu a romena Alina Dumitru na final da categoria até 48kg e garantiu a primeira medalha de ouro brasileira dos Jogos Olímpicos de Londres.
Foi também a primeira medalha de ouro do judô feminino brasileiro na história dos Jogos. Até então, apenas Ketleyn Quadros, em 2008, havia subido ao pódio, conquistando uma medalha de bronze.
Já o judoca Felipe Kitadai comemorou seu 23º aniversário em grande estilo: conquistando uma medalha de bronze nos Jogos olímpicos de Londres, a primeira do Brasil na competição.
Ele derrotou o italiano Elio Verde na disputa de terceiro lugar na categoria até 60 kg, com um waza-ari no golden score.
Kitadai honra a tradição olímpica do judô brasileiro, mas sua medalha não era esperada, já que ele entrou como apenas 11º no ranking e teve pela frente adversários muito difíceis, como o bicampeão mundial Rishod Sobirov, que lhe impôs sua única derrota.
Na repescagerm, ele se recuperou perante o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi e faturou o bronze numa luta equilibrada contra o italiano Verde.