Por Redação Galáticos Online
Publicado em 24/04/2013, às 21h30
Quem são os maiores ídolos do Bahia? A pergunta, para qualquer experiente torcedor do clube, pode ser facilmente respondida com uma lista. Entre os nomes, é certa a presença do inesquecível quarto-zagueiro campeão brasileiro de 1988.
Claudir deixou seu nome marcado no tricolor ao fazer parte do time que conquistou o maior título da sua história. Ao lado de craques como Bobô, Osmar, Charles, Zé Carlos, João Marcelo, Ronaldo, Tarantini entre outros, o defensor, natural de Vitória da Conquista, deixou para trás clubes como Internacional e Fluminense e deu de presente à torcida a mais celebrada taça da sala de troféus do Fazendão.
Hoje, prestes a completar 60 anos, Claudir Prado volta a representar o Esquadrão. O ex-zagueiro, que possui uma escolinha de futebol na sua terra natal, ganhou o apoio da diretoria do Bahia. O projeto social, chamado de "Campeões do Futuro", que tem o objetivo de tirar crianças e adolescentes da miséria e do caminho das drogas, agora terá a marca do tricolor. Será a primeira escolinha de formação de futuras promessas para o clube no Sul do Estado.
Além do Tricolor, o ex-atleta também ganhou a parceria da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Claudir visitou a sede da entidade, na segunda-feira (22), e recebeu mais um importante apoio.
Ele foi recepcionado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, o diretor de registros Ricardo Nonato e a diretora técnica Taíse Galvão e apresentou seu projeto, voltado para crianças de 5 a 16 anos, e que já realiza há oito anos.
Da diretoria da FBF, o ex-jogador ainda ganhou mais um "presente". Ele será o responsável por difundir o futebol feminino na região. O objetivo do dirigente é fazer um Baianão Feminino com 12 clubes e participação de equipes do Sul da Bahia.
Para o futebol baiano, fica a certeza de que Claudir vai tirar de letra e marcar mais um golaço. Além do trabalho de base, ele já atua no futebol feminino de Vitória da Conquista, onde foi um dos fundadores do Juventude Esportiva, time de mulheres do município.
"Estava faltando esse apoio. Com a parceria com a FBF e o Bahia, meu trabalho vai mudar da água para o vinho. Vou tornar minha escolinha a melhor da Bahia e o nosso futebol feminino reconhecido em todo o Brasil", disse o emocionado Claudir.
Carreira - Claudir Prado começou a carreira no futebol amador, onde defendeu o Conquista F.C,
O ex-jogador fez parte do time campeão brasileiro de 1988 pelo tricolor. Após o esquadrão, o ex-atleta ainda passou por Rio Branco de Americana (SP), Fortaleza e Mogi Mirim (SP), antes de encerrar a carreira em 1995.
Em seguida, ele trabalhou como treinador em clubes do interior de São Paulo, mas por problemas de saúde na família abandou a profissão e retornou para sua cidade natal. Desde então, Claudir vem lutando para dar oportunidades a jovens carentes no esporte onde brilhou e escreveu seu nome no Brasil.