Presidente da Comissão Nacional participa da Pré-Temporada para Ábitros

Presidente da Comissão Nacional participa da Pré-Temporada para Ábitros

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 15/12/2012, às 09h46

Compartilhe

Foi encerrado por volta das 21h desta sexta-feira (14), o segundo dia da Pré-Temporada para Árbitros de Futebol da Bahia. Uma série de atividades foi realizada durante todo o dia.

Os trabalhos começaram logo às 6h da manhã. Os 45 árbitros e assistentes foram submetidos a um treinamento físico na Praia de Patamares, sob coordenação do professor Carlos Espinheira.


Em seguida, os profissionais se deslocaram para o Estádio Barradão, onde, sob comando do instrutor FIFA Milton Otaviano dos Santos e da psicóloga da CBF, Marta Aparecida Magalhães, treinaram situações e decisões de jogo.

Integrante do quadro de arbitragem da FIFA, o assistente Alessandro Matos elogiou o trabalho desenvolvido em campo. "A FBF não está devendo nada a ninguém. Esse trabalho mostra a preocupação da entidade em melhorar o quadro da arbitragem, que vejo um futuro promissor. Agradeço o apoio da Federação, através da Pré-Temporada, para o engrandecimento dos nossos árbitros", destacou.


Após a atividade, os profissionais do apito retornaram para o Hotel Sol Bahia, onde almoçaram e se prepararam para a tarde de palestras. Às 14h, foi a vez do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem e ex-assistente FIFA, Aristeu Leonardo Tavares, assumir o comando dos trabalhos.


Aristeu, que foi recebido pelo presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, e pelo diretor de registros da entidade, Ricardo Nonato, apresentou aos árbitros o planejamento estratégico (princípios e finalidades) da arbitragem brasileira.

Ainda sob comando do mandatário da arbitragem do país, todos retornaram para o Barradão, onde participaram de uma atividade em equipe de impedimento ajustado; posicionamento, colocação e deslocamento com a bola em jogo; aproximação das áreas penais e interpretação da regra.

Às 20h, os árbitros/alunos retornaram ao Sol Bahia e acompanharam, atentamente, aos ensinamentos sobre a súmula eletrônica e o portal dos árbitros. O responsável pelo tema foi o secretário de administração do Departamento de Árbitros da CBF, Cláudio Freitas.

Já a última palestra do dia, por volta das 21h, foi comandada pelo presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), Marco Antônio Martins. O palestrante destacou a importância da parceria entre as associações de classe e as comissões estaduais para o fortalecimento da arbitragem brasileira.


Fonte: FBF

Leia também