Fifa realiza vistoria na Arena Fonte Nova para a Copa do Mundo Feminina de 2027

A visita da Fifa a Salvador é a primeira de várias inspeções para definir a logística da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil.

Reprodução/ Internet

Por Redação

Publicado em 13/05/2025, às 17h00

Compartilhe

Uma equipe técnica da Fifa esteve em Salvador nesta terça-feira (13) para realizar uma vistoria na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, como parte do processo de preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027. A capital baiana é uma das oito cidades brasileiras escolhidas para sediar partidas do torneio, que ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027.

A visita faz parte da primeira rodada de inspeções realizadas pela entidade desde a confirmação do Brasil como país-sede do Mundial. De acordo com Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da Fifa, a Arena Fonte Nova deve receber, no mínimo, cinco partidas durante o evento. A confirmação do número exato de jogos será definida por sorteio, previsto para novembro ou dezembro de 2026.

— “Estamos agora para analisar os oito melhores estádios do Brasil. Depois desta visita, vamos confirmar o número de partidas em cada cidade. Mas, normalmente, cada cidade vai ter um mínimo de cinco partidas. Não podemos confirmar se o Brasil vai jogar aqui até o sorteio” — afirmou Rhiannon em entrevista ao portal ge.

O comitê da Fifa que desembarcou em Salvador conta com 25 membros e realizou inspeções ao longo de todo o dia. Antes da visita à capital baiana, a delegação já havia passado pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Além da Arena Fonte Nova, os inspetores também avaliaram potenciais centros de treinamento que podem ser utilizados como “team base camps” pelas seleções participantes. Segundo Valesca Araújo, head de competições e serviços da Copa do Mundo Feminina da Fifa no Brasil, locais como a Praia do Forte e outras instalações no interior da Bahia estão sendo considerados para abrigar seleções durante o torneio.

— “A Bahia tem a oportunidade de ter um ‘team base camp’, que é a casa das seleções. É um centro de treinamento onde a seleção pode morar. A gente visitou alguns espaços, também já na Praia do Forte, e outros espaços no estado, que podem fazer parte da Copa também desta forma” — explicou Valesca.

Além de Salvador, outras sete cidades brasileiras sediarão partidas do Mundial: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Brasília e Porto Alegre. No planejamento da candidatura brasileira, o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, está cotado para receber tanto a abertura quanto a final do torneio.

A expectativa é que a Copa do Mundo Feminina de 2027 seja um marco para o futebol feminino no Brasil, promovendo maior visibilidade, investimentos e desenvolvimento da modalidade no país.

BahiaFifaArena Fonte NovaCopa do MundoFemininaEstádios2027

Leia também