Túnica 'bisht' usada por Messi na premiação da Copa vira sucesso de vendas no Catar

Túnica 'bisht' usada por Messi na premiação da Copa vira sucesso de vendas no Catar

Divulgação Twitter

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 20/12/2022, às 20h45

Compartilhe

Momentos antes de receber a taça de campeão do mundo, o atacante Messi recebeu do emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, uma tradicional túnica árabe negra e dourada, chamada 'bisht', vestimenta tradicionalmente usada por homens em casamentos, cerimônias de diplomação ou eventos oficiais em vários países do Golfo.

Símbolo de homenagem e respeito, a vestimenta é comercializada em uma empresa familiar, localizada no mercado popular de Souq Waqif. Antes do ato ocorrido na Copa, a empresa do proprietário Ahmed Al Salim, que fornece o artigo para a família real do Catar há anos, vendia de oito a dez peças por dia. Agora, as vendas dispararam para 150, com réplicas idênticas à de Messi, feita em algodão do Japão e fio de ouro alemão, tendo um valor estimado em U$$ 2 mil (aproximadamente R$ 10 mil, na cotação atual).

A empresa de Al Salim emprega cerca de 70 alfaiates e é a mais importante das cinco fabricantes da 'bisht' no Catar.

A confecção da vestimenta leva cerca de uma semana. Para isso, segue-se um processo artesanal em sete etapas, nas quais diferentes trabalhadores bordam a área em torno do pescoço e dos braços com fios de ouro.


Leia também