Túnica 'bisht' usada por Messi na premiação da Copa vira sucesso de vendas no Catar
Divulgação TwitterPor Redação Galáticos Online
Publicado em 20/12/2022, às 20h45Momentos antes de receber a taça de campeão do mundo, o atacante Messi recebeu do emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, uma tradicional túnica árabe negra e dourada, chamada 'bisht', vestimenta tradicionalmente usada por homens em casamentos, cerimônias de diplomação ou eventos oficiais em vários países do Golfo.
Símbolo de homenagem e respeito, a vestimenta é comercializada em uma empresa familiar, localizada no mercado popular de Souq Waqif. Antes do ato ocorrido na Copa, a empresa do proprietário Ahmed Al Salim, que fornece o artigo para a família real do Catar há anos, vendia de oito a dez peças por dia. Agora, as vendas dispararam para 150, com réplicas idênticas à de Messi, feita em algodão do Japão e fio de ouro alemão, tendo um valor estimado em U$$ 2 mil (aproximadamente R$ 10 mil, na cotação atual).
A empresa de Al Salim emprega cerca de 70 alfaiates e é a mais importante das cinco fabricantes da 'bisht' no Catar.
A confecção da vestimenta leva cerca de uma semana. Para isso, segue-se um processo artesanal em sete etapas, nas quais diferentes trabalhadores bordam a área em torno do pescoço e dos braços com fios de ouro.